Impacto geral

0
1523

Falar em Dia Mundial da Limpeza talvez não dê a visão completa do que a ação significa. Limpeza dá a ideia de tornar um local agradável, quando na verdade a proposta do mutirão é a de salvar vidas. Isso porque todo o lixo que é descartado de forma incorreta gera um impacto na natureza e ela inevitavelmente afeta a todos nós.

É triste ver vídeos e fotos de peixes e animais marinhos que são encontrados mortos cheios de plástico em seu organismo. Esse plástico não necessariamente foi descartado por pessoas mal-educadas que estavam na praia, mas pode ter vindo das grandes cidades onde a população jogou lixo em locais inadequados e esse material que leva centenas de anos para se degradar seguiu por rios até chegar ao mar, causando o prejuízo à vida marinha.

Mas os malefícios do descarte incorreto não afetam só os animais e vida selvagem. Afetam também o nosso dia a dia e a vida das gerações que virão depois de nós. Entulho nas ruas pode causar a proliferação de vetores que transmitem doenças e animais peçonhentos. Como se sentiria uma pessoa ao descobrir que um idoso morreu em decorrência de complicações da dengue porque ela descartou lixo na rua de forma inadequada, formando criadouros do mosquito transmissor?

É passado o tempo de achar que nossas ações não impactam outras vidas ou que apenas um papelzinho ou bituca de cigarro jogada na rua não vão causar problemas. A própria separação de materiais recicláveis muitas vezes não é feita porque as pessoas têm preguiça de se organizar ou de levar seu próprio lixo a um local adequado. Devemos ter a consciência de que somos responsáveis pelos nossos resíduos, da mesma forma que empresas que são grande geradoras devem destinar corretamente o lixo que produzem.

Além do lixo, devemos repensar a nossa forma de consumir e cobrar soluções do mercado. Vemos pequenas melhorias, como a substituição de canudos de plástico por materiais biodegradáveis, e a substituição do excesso de embalagens, como no caso de frios de padaria e supermercados, que antes eram vendidos em bandejas de isopor embaladas com plástico, e hoje são embrulhados em papéis recicláveis.

O mutirão que acontece neste sábado conta com a mobilização de milhares de pessoas no mundo todo e centenas aqui na região, unidas por um objetivo comum. Um mutirão é uma força-tarefa para mudar uma situação que excedeu o aceitável. Esperamos que nos próximos anos não seja necessária a realização de mutirões e que todos façam o seu papel em relação ao meio ambiente no dia a dia, todos os dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA