Inventário Memória Paulistana

0
1838

Desde dezembro de 2019 está sendo feita pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) a instalação de placas azuis que sinalizam narrativas relevantes para identidades e memórias dos diversos grupos da cidade de São Paulo. Esta ação faz parte do Inventário Memória Paulistana, que busca proteger essas formas de contar sobre São Paulo.

Regulamentado pela Resolução 13/2019 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Inventário Memória Paulistana serve para identificar, por exemplo, fatos relevantes que já ocorreram, ou práticas que estão vinculadas aos significados daquele espaço, entre outras histórias relevantes do patrimônio cultural que podem ter visibilidade no espaço público.

O emplacamento expõe essas histórias de São Paulo no espaço público, sendo uma salvaguarda ao transmiti-las ao longo do tempo e para um maior número de pessoas. Assim, se fortalecem os diversos grupos na cidade, assegurando seu direito à memória e à identidade. Em 2020, integrada a outras ações do DPH, planejamos a instalação de 466 placas dos mais diversos temas, em homenagem à data de fundação da cidade.

Já identificamos mais de 200 histórias, disponibilizadas na plataforma Geosampa. Caso tenha sugestão de locais para o Inventário, aproveite e envie no formulário online! O link é bit.ly/MemoriaPaulistana

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA