Centro que oferece atividades no contraturno escolar tem vagas disponíveis

0
3694

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Entrada do CCA Professor José Herculano Pires

No quarteirão da Rua Sheldon e Praça Renê Barreto dois CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes) oferecem diversas atividades gratuitas para crianças a partir dos 6 anos de idade até 14 anos e 11 meses.

Os mais novos, de 6 a 10 anos, ficam no CCA Atílio Campanini (Praça Renê Barreto, 53), e os de 11 a 14 anos no CCA Professor José Herculano Pires (Rua Sheldon, 72), que ainda tem vagas disponíveis para receber mais alunos este ano. As duas unidades são de responsabilidade da S.A.E. (Sociedade Assistencial Espírita) da S.E.E.L. (Sociedade de Estudos Espíritas da Lapa), entidade que está na região desde 1948, e funcionam com um termo de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Diariamente as crianças dos dois turnos contam com atividades de reforço escolar e didáticas, além de aulas e oficinas de informática, esporte, música, dança, artes, meio ambiente e cidadania. As aulas da manhã acontecem das 7h às 12h, e da tarde das 13h às 17h, com duas refeições em cada período. Cristiane Santos de Oliveira, gerente do CCA Professor Herculano Pires, afirma que a maior parte dos alunos é da Lapa, muitos da Comunidade Bicudão, próxima à sede da Polícia Federal na Lapa de Baixo, mas crianças e jovens de bairros como Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia também frequentam a unidade. “Além das atividades que temos aqui, também fazemos vários passeios. Já fomos ao Pelezão, Tendal da Lapa, Museu da Imaginação, ao Mercado da Lapa, teatros e temos festas temáticas como a do sorvete, festa das famílias e de datas como Natal e Junina. Ao final do ano, realizamos uma mostra cultural onde os alunos apresentam o que fizeram durante o ano com exposição de trabalhos, dança, capoeira, entre outros”, explica Cristiane.

Mauro Roberto Puga, presidente da S.A.E., afirma que a entidade também conta com o DEPAF (Departamento de Assistência à Família), que auxilia mais de 30 famílias com oficinas de artesanato, onde os participantes podem criar peças e vendê-las para complementar a renda, bazares e distribuição de cestas básicas, parte delas encaminhadas através de uma parceria com o Fórum da Lapa, sendo que os alimentos são provenientes do cumprimento de penas.

Quem tiver o interesse de matricular os filhos nos CCAs pode comparecer às unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com os documentos dos pais ou responsáveis pelas crianças ou adolescentes e comprovante de residência.

As unidades também aceitam doações de alimentos, produtos de limpeza, objetos que possam ser utilizados em oficinas, como máquina de costura, entre outros, ou doações diretas de qualquer valor (Banco do Brasil, agência 297-6, conta corrente 61395-9, ou Santander, agência 0119, conta corrente 13003462-4).

Voluntários que tiverem algum projeto como teatro, coral e oficinas de informática, e quiserem contribuir com apresentações ou aulas também são aceitos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA