Drenagem colorida!

0
1237

O 10 de fevereiro de 2020 comprovou o que cientistas vêm anunciando. O aquecimento global provoca eventos climáticos extremos e com maior intensidade. A inundação danificou centenas de veículos e deixou pessoas ilhadas. E a Prefeitura aproveitou o colapso para anunciar a construção de cinco piscinões.

Desde fins de 2019, lapeanos às voltas com a consulta pública dos piscinões, acionaram o Ministério Público para exigir um prazo maior. O Plano Diretor Estratégico, Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Diretor de Drenagem Municipal trazem à luz o entendimento sobre o tema e apontam as causas das enchentes: uso e impermeabilização do solo e ocupação de margens de córregos e rios. Preconizam que a drenagem deve obedecer a um planejamento integrado, envolvendo Estado e Município, aumento da permeabilidade e que atendam os anseios da população.

Solução Cinza sozinha não resolve o problema e contraria as diretrizes dos planos, ao impermeabilizar praças. A Prefeitura alega que as soluções verdes seriam caras por conta das desapropriações, mas não contabiliza os prejuízos que o corte das árvores pode trazer.

Descarte irregular, árvores concretadas e bituca nas sarjetas também provocam alagamentos e precisam ter fim.

Diante da crise, visualizamos oportunidades para promover a educação ambiental e debater a cidade que queremos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA