Jornada do Patrimônio 2020 terá atividades on-line e presenciais

0
989

Foto: Divulgação

Divulgação
Casa Amarela da Vila Romana foi construída em 1921 antes do arruamento do bairro

Inspirada na Journées Européennes du Patrimoine, evento anual que une 50 estados da Convenção Cultural Europeia, a Jornada do Patrimônio de São Paulo promove a abertura de imóveis históricos tombados à visitação, com programação de visitas mediadas, palestras e oficinas. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, muitas atrações serão realizadas de forma on-line. As atividades presenciais seguirão os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária. O tema da jornada neste ano é “Nossa cidade, nossas memórias”.
As visitas aos imóveis tombados estão entre as atividades que acontecem de maneira virtual. Os imóveis inscritos disponibilizaram vídeos explicativos ou simulando uma visita guiada, contando particularidades históricas e detalhes sobre a construção e arquitetura do local.

Entre os roteiros de memória, está o “Pindaíba – A São Paulo Caipira nos Mercados Municipais da Lapa e da Cantareira” que acontece no sábado (5) às 9h. Serão realizadas visitas aos dois maiores mercados municipais da cidade e apresentadas as referências do interior que eles trazem em suas trajetórias. O proponente da atividade é Ronei Francisco Tadeu Gulke e quem tiver interesse pode entrar em contato através do e-mail roneigulkes@yahoo.com.br. O Mercado da Lapa fica na Rua Herbart, 47.

Também no sábado, às 15h, acontecerá um bate-papo com os Educadores Patrimoniais do Sesc Pompeia, com o tema “Do que você tem saudade no Sesc Pompeia?”. A atividade será on-line e poderá ser acompanhada pelo link (www.youtube.com/c/SescPompeiaYoutube).

A Casa Amarela da Vila Romana, construída em 1921, acolheu muitas famílias e acumulou histórias ao longo dos anos. Hoje é um espaço de cultura e arte. A proprietária do imóvel, Janice de Piero, disponibilizou conteúdos sobre a casa no link (www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2020/events/casa-amarela-da-vila-romana).

Já a Casa das Caldeiras fará uma sequência de posts especiais e vídeos em seu perfil do Instagram (www.instagram.com/casadascaldeirasoficial).

A programação completa da Jornada do Patrimônio 2020, com cerca de 1100 atividades, está disponível no site do evento (www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA