Parque da Água Branca recebe sugestões da população

0
3119

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Parque da Água Branca

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) disponibilizou o Plano Diretor do Parque Estadual Doutor Fernando Costa, o Parque da Água Branca, localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 455, para contribuição da sociedade. Frequentadores e visitantes do local podem acessar os documentos e dar sugestões para o aprimoramento da gestão e melhoria da infraestrutura até o dia 26 de março. A administração das áreas cabe à Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP), da SIMA, e os documentos foram elaborados por um quadro técnico especializado e multidisciplinar, com formação em biologia, geografia, geologia, arquitetura e urbanismo, engenharia, direito, entre outros. A contribuição da população é uma das diretrizes para que a gestão e manutenção dos parques estejam de acordo para a sociedade civil, parceiros e poder público.

O parque foi tombado como patrimônio histórico em 1996 e entre 2010 e 2012 ocorreu um grande movimento de frequentadores, com apoio da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, para evitar que reformas e outras intervenções conduzidas pelo Governo do Estado descaracterizassem o local. Um abaixo-assinado do Movimento SOS Parque da Água Branca com mais de 5 mil assinaturas foi entregue ao Governo na época e, como resultado, foi mantida a preservação do espaço do bambuzal e a área de proteção ambiental conhecida como “Bosque das Palmeiras”, onde existem nascentes, assim como a manutenção das aves soltas em convívio com os frequentadores.

O Movimento Água Branca, envolvido com diversas questões do bairro como a preservação de áreas verdes e a operação urbana, aponta que o plano do parque deve prever a preservação das características culturais, ambientais, históricas, arquitetônica-urbanísticas e paisagísticas, além do bem-estar dos animais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA