A união faz a força no bairro da gente

0
1157

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Na semana que passou, alguns fatos mostraram como esta região tem potencial para resolver seus problemas. Infelizmente, o que falta para as pessoas é informação e fé nas mudanças possíveis, promovidas pela comunidade. Na última terça-feira, dia 16 de novembro, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa) foi palco da reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores da entidade.
No encontro, o núcleo promoveu a palestra do consultor do Projeto Empreender, André Gil Sanchez Júnior, que apresentou um grupo de comerciantes da Rua Guaicurus preocupados com a queda nas vendas, que, por sua vez, são provocadas pelo trânsito intenso, pichação, abandono e problemas estruturais – típicas de um comércio tradicional de rua.
A iniciativa dos lojistas da Guaicurus é louvável. A questão é o baixo número de interessados. Os comerciantes precisam se unir e debater mais profundamente os seus próprios problemas. Ninguém melhor que a pessoa que trabalha do lado de lá do balcão para saber o que deverá ser feito para valorizar seu negócio. A baixa freqüência no encontro só pode significar descaso com a sua loja e o bem público. Neste período pré-natalino, a época do ano em que o comércio vende mais mercadorias, a atenção a alternativas para soluções deveria ser destaque na agenda dos lojistas.
O Projeto Empreender, iniciativa da ACSP e do Sebrae, tem como objetivo unir segmentos com problemas comuns para orientar quanto a questões operacionais, redução de custos, otimizar resultados entre outros benefícios. Todo o trabalho de consultoria é gratuito e as reuniões dos núcleos são regulares. A orientação é da consultoria, mas a decisão fica na mão dos empresários dos setores. Na ACSP-Lapa, existem os núcleos Mercado da Lapa, Recursos Humanos, Saúde – e agora está se estruturando o Núcleo de Lojistas da Rua Guaicurus, se os comerciantes desta região se unirem.
Os lojistas da Rua Doze de Outubro também precisavam conhecer melhor o Projeto Empreender, embora seu histórico de participação não seja dos melhores. Existe ainda o projeto-executivo feito pela Subprefeitura da Lapa que está à espera do interesse dos comerciantes desta importante área comercial da cidade. A Doze e suas redondezas precisam de uma revitalização para garantir negócios e empregos. Também neste caso falta vontade e fé em mudanças. Ainda há esperança.
E, por falar em emprego e esperança. O Movimento Degrau foi novamente reativado na ACSP-Lapa. A iniciativa tem o intuito de intermediar o contato entre empregadores e entidades para conseguir trabalho como aprendiz de jovens entre 14 e 16 anos, divulgando a Lei 10.097/2000. As empresas que quiserem participar pode visitar o site www.degrau.org.br ou ligar para 3244-3660, ou ainda entrar em contato com a ACSP-Lapa, localizada na Rua Martin Tenório, 76 – 1º andar, ou através dos números 3837-0544 e 3837-0174. E-mail dlapa@acsp.com.br.
Lembrem-se: a união faz a força; o descaso gera o fracasso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA