Abertas inscrições na Vila Anglo

0
1048

Foto:

Voluntários e incentivadores do curso de alfabetização

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A Associação Beneficente Odila Carvalho continua com inscrições abertas para seu curso gratuito de alfabetização, base de seu trabalho de cidadania. As aulas começaram em 10 de janeiro e hoje conta com três turmas de 25 alunos, que moram na Vila Anglo. A equipe, composta por 12 voluntários, além de quatro supervisores de ensino, querem ensinar para 60 estudantes em três módulos de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. A iniciativa começou em outubro do ano passado.
“No curso, eles aprendem leitura, escrita, cálculo e Ciências Humanas, seguindo a linha pedagógica do educador Paulo Freire. Ou seja, queremos ensinar Cidadania”, explica a presidenta da Associação, Celma Carvalho Garcia, ressaltando que todos os dias é servido jantar para os alunos e seus filhos, com os alimentos doados pelos comerciantes da região. O perfil dos estudantes segue os de outros cursos de alfabetização. Segundo o professor Darci Fermino da Silva, os alunos têm entre 30 e 40 anos e não tiveram condições de estudar regularmente na infância e adolescência, mas hoje enfrentam dificuldades em conseguir um emprego. A maioria dos homens trabalha como porteiro enquanto as mulheres dedicam-se a serviços domésticos ou faxineiras. “As mulheres são mais interessadas e menos resistentes às aulas de alfabetização”, observa Silva. O professor avalia que, em média, uma pessoa demora seis meses para aprender a ler e escrever.
Segundo ela, o objetivo a curto prazo é conseguir ingressar no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da Prefeitura de São Paulo (Mova) para conseguir um certificado, permitindo que o aluno se matricule na 5ª Série do Curso de Suplência (Educação de Jovens e Adultos – EJA, antigo Supletivo). “Também será possível aumentar o número de alunos para 20 por sala. Para tanto, também precisamos de mais voluntários, principalmente para cuidar dos filhos dos alunos”, completa a presidenta, agradecendo o apoio de Elias José Novellino, da Associação Amigos de Bairro de Vila Anglo, que ainda pretende lutar por verbas da Secretaria Municipal de Educação, destinadas ao projeto Mova.
Quem quiser se inscrever para o curso de alfabetização ou prestar trabalho voluntário deve ligar para o Centro da Juventude Mauro de Oliveira pelo telefone 3673-5471 ou 9742-2852, com Celma Garcia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA