Alunos descobrem o principal rio de São Paulo

0
988

O Tietê, rio em torno do qual prosperaram vários povoamentos, hoje transformados em grandes bairros de São Paulo, é tema de um projeto interdisciplinar de Geografia, História e Ciência, dos alunos das 5ª e 6ª séries do Colégio Pré-Médico. “Os alunos, navegando pelo Tietê, observaram e entenderam o trajeto que o rio faz, contrário ao mar, sua importância histórica no processo de ocupação do território do Estado de São Paulo”, afirma a diretora pedagógica Gisele Nunes, que coordenou a iniciativa ao lado dos professores Jamir, Elaine e Fabiolla.
Os trabalhos de pesquisa foram divididos, didaticamente, em três fases: nascente do Tietê em Salesópolis; calha do Tietê na cidade de São Paulo; e Tietê na região da cidade de Itú. “Nossos alunos puderam verificar as transformações sofridas pelo rio desde a sua nascente, com águas limpas e cristalinas, passando pela grande São Paulo, muito poluída. Além disso, eles conferiram o processo de depuração que o rio sofre no seu percurso para o interior, relacionando essas mudanças coma ação humana”, explica a pedagoga do Pré-Médico. Segundo ela, as propostas e ações dos projetos governamentais de despoluição e diminuição de enchentes da bacia do Tietê também foram amplamente apresentados e analisados pelos estudantes. “Quisemos passar a seguinte mensagem: todos nós temos um papel muito importante na recuperação do rio. Nossas ações, tão simples, ajudarão significativamente na recuperação de suas águas”.
Outros estudos do meio realizados em 2005 – Ilha do Cardoso, Praia Branca, Cachoeira de Santos, Zoológico Noturno, centro velho de São Paulo, dentre outros – podem ser conferidos no site do Colégio Pré-Médico (www.colegiopremedico.com.br) ou na sede da instituição de ensino, que fica na Rua Dom João V, 164. Mais informações pelos telefones 3831-1333 e 3641-4999.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA