Antenados com a comunidade

0
1182

O Rotary Club de São Paulo – Lapa comemorou uma década de existência na segunda-feira, dia 5 de maio, em um evento que reuniu mais de 500 pessoas no auditório da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Foi um evento marcante, pois trata-se de uma instituição que tem realizado importante trabalho social junto à comunidade nestes 10 anos. Presidido atualmente por Amilton Medeiros Silva, o clube já foi comandado pelas mais importantes personalidades comunitárias e empresariais da região, como o ex-administrador regional da Lapa, o saudoso Aldo Carpinelli, seu primeiro presidente.
O Rotary Internacional é formado por clubes de serviços, onde empresários se reúnem para dar sua contribuição à humanidade, por meio de atividades locais e globais. Apesar de suas inúmeras ações, quando se fala em Rotary é difícil não associá-lo imediatamente à campanha pela erradicação da pólio. E com toda justiça, afinal, desde 1988, milhões de voluntários rotarianos se uniram a agências de saúde, nações doadoras, organizações não-governamentais e patrocinadores particulares nesta luta.
Uma das maiores vitórias desta campanha são as valiosas lições que poderão ser utilizadas em próximas campanhas contra outras doenças, embora a pólio não tenha ainda sido completamente vencida. Falta pouco, e a Fundação Rotária está empenhada em atrair parceiros para atuarem como líderes nesta fase final da campanha. O Rotary Lapa também está fazendo sua parte e quem quiser colaborar pode adquirir cartelas de selos alusivos à campanha.
Falando em classe empresarial, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa, juntamente com a Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de são Paulo (Sebrae-SP), está empenhada com o Projeto Empreender. O objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas, que vivem uma situação bastante delicada, por meio da união das companhias que atuam em um mesmo segmento. A estatística é assustadora. Segundo dados da Facesp, das empresas constituídas nos últimos cinco anos, somente 28% continuam abertas.
Este dado é ainda mais assustador, quando se leva em conta que as micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 60 milhões de empregos. Isso significa 48% da produção e 42% dos salários pagos no país. Não é à toa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja tão empenhado nas reformas, como demonstrou na própria posse do novo presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, em março.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA