Cardeal italiano “papável” fala na Rio Branco

0
761

As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, na quarta-feira, 11, o cardeal italiano Renato Raffaele Martino, 76 anos, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.
O tema central da palestra do cardeal Martino – que no conclave da sucessão de João Paulo II figurava como um dos “papáveis” foi a atuação da Igreja Católica nas Relações Internacionais. Ele lembrou o engajamento histórico da Santa Sé em favor da paz e relevou que Saddan Hussein, no auge da crise que levou à segunda Guerra no Iraque, disse à ONU e ao Vaticano que precisava de mais 30 dias para selar um acordo capaz de evitar o conflito armado. “Infelizmente os EUA não concordaram e nos informaram que atacariam o Iraque”, contou Martino.
O JG perguntou ao cardeal, que por ter passado pela Nunciatura Apostólica em Brasília entende e fala o Português, que mensagem a Igreja Católica passa ao cristão que, cotidianamente, ao sair de casa, se depara com um cenário de injustiça social, como aquele que vemos na região da Sub Lapa (favelas, moradores de ruas, menores abandonados). “Quando os católicos estão diante de quadros de fome, miséria não devem ficar apenas à espera da ação dos governantes. É preciso agir concretamente, com ações de colaboração, assistência a proteção”, respondeu o cardeal italiano à reportagem.
Segundo ele, na vida em comunidade “é preciso que cada um saiba globalizar a solidariedade”, que não deve ser apenas uma expressão de sentimento, devendo se traduzida em ações concretas em favor da paz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA