Ciência e cidadania no Colégio Pré-Médico

0
1264

Um evento educacional, científico e de caráter comunitário. Assim pode ser definido o Encontro de Ciências e Cultura, organizado pelo Colégio Pré-Médico, no sábado, 5 de novembro. “Essa iniciativa é um passo significativo rumo ao incentivo dos jovens no sentido da compreensão das realidades físicas e químicas dos processos da natureza, que certamente em muito colaboram para a reflexão acerca do analfabetismo científico”, afirma o diretor geral, Gilberto Nunes.
Os estudantes puderam, entre outras atividades, interagir com uma mini-usina hidrelétrica em funcionamento, gerando energia de verdade e assistir à simulação de um tsunami em uma maquete, transmitida para uma central de vídeo em tempo real por meio de uma filmadora. “Num mundo globalizado, em constante mudança e norteado pelo avanço da ciência, que cria e extermina profissões dando à sociedade uma nova forma a cada ano, é importante que o interesse pela história e pelas mais recentes tecnologias seja despertado em nossos jovens”, diz a diretora pedagógica do Colégio Pré-Médico, Gisele Nunes Lapo.
Mas compreender a natureza não é apenas dominar a ciência que a sustenta. É também respeitá-la e ter consciência da importância de mudar os comportamentos individuais quando a questão é o bem-estar coletivo. E é exatamente por esse motivo que o Encontro de Ciências e Cultura, serviu como palco para a exposição dos resultados dos trabalhos voluntários de seus alunos em diversas de instituições carentes, uma etapa que envolveu cerca de 400 alunos dos ensinos fundamental e médio no exercício pleno de suas cidadanias, incutindo-lhes a consciência da importância da dedicação pessoal ao trabalho voluntário.
E como já é tradição, todos puderam contar, no evento deste ano, com a prestação de serviços gratuitos, como emissão e regularização de documentos e diversos tipos de orientações por parte de psicólogos, paramédicos, policiais e outros profissionais da área de saúde e segurança pública, além de uma graciosa feira de livros, com muitos dos títulos mais vendidos nas principais livrarias de São Paulo.
Essa iniciativa, que atraiu cerca de 5 mil pessoas, contou com o apoio de diversas instituições: Polícia Militar – 4ºBPM/M; 21º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro;Guarda Civil Metropolitana; Corpo de Bombeiros – Lapa; Agência Brasileira de Correios e Telégrafos; Livraria Livro Fácil,Anglo Sistema de Ensino; Projeto Reciclázaro; e do Banco Bradesco, entre outras e de outras instituições.


1. Alunos do Fundamental e Soldados do 22º Batalhão Logístico Leve, no stand “II Guerra Mundial – 60 anos”.
2. Alunos do Ensino Médio explicaram como é possível realizar a separação de misturas.
3. Alunas da 8ª série do Fundamental, expondo os prós e contras de ferramentas como MSN, ICQ e Chats.
4. Alunos do Ensino Médio explicando como se processam as atividades vulcânicas.
5. Alunos do Ensino Médio no stand “Água, o desafio do século XXI”.
6. O Grupo “Cozinha Experimental” ensinou como aproveitar os alimentos, com receitas inovadoras.
7. Alunos da 2ª série do Ensino Médio expuseram sobre teatro, literatura e cinema.
8. O evento contou com a participação do 4º BPM/M; 21 D Sup, bombeiros e G.C.M.

Colégio Pré-Médico
Ensino Fundamental I e II e Médio
Rua Dom João, V, 164. Lapa
Telefones: 3831-1333 e 3641-4999
www.colegiopremedico.com.br
e-mail: colegiopremedico@uol.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA