Corredor de Ônibus provoca debates

0
844

Foto:

Primeira reunião do ano priorizou as discussões de transporte

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Na primeira reunião do Fórum Lapeano da Cidadania, os 18 presentes discutiram o problema de transporte provocado pelo Passa Rápido Pirituba/Lapa/Centro. Os participantes reclamaram da proibição do estacionamento nas ruas Guaicurus e Clélia, que inviabilizará o comércio na região. As lojas terão de fechar suas portas, causando ainda mais desemprego.
Os presentes também consideraram um erro continuar com um ponto de ônibus instalado no final da Guaicurus, um pouco antes de chegar ao terminal, já que os coletivos ficam parados por vários quarteirões, impedindo o fluxo de trânsito. “O gargalo não permite que os carros virem para a Rua Constância e muitos carros ficam acumulados em vários quarteirões da Rua Guaicurus”, reclama Chico Neto, um dos diretores do Fórum Lapeano da Cidadania.
O comerciante Miguel Baraba teme a perda de seus clientes por causa do corredor de ônibus, pois muitos não conseguem sair ou entrar do seu estabelecimento comercial, que fica na altura do 1218 da Rua Guaicurus.
Outro problema apontado por William Lisboa, também do Fóum, foi a falta de ônibus nas regiões da Pompéia, Vila Anglo e imediações por causa da centralização do transporte coletivo no corredor que passa pela Avenida Francisco Matarazzo e Rua Guaicurus no sentido centro-bairro. “Muitos idosos precisam andar um quilômetro de distância para chegar até o ponto. Além disso, como usuário, sinto que o ônibus chega a demorar 45 minutos”, lamenta.
Os assessores da São Paulo Transporte (SPTrans) para as regiões Norte e Oeste da cidade, Isaías Gomes da Silva e Sinval Passos, disseram que vieram à reunião para ouvirem e levarem as reivindicações para a análise técnica. Entretanto, Passos declarou que a visão dos presentes é muito imediatista e que é necessário esperar a conclusão da implantação do Sistema Interligado, prevista para abril.
“É preciso verificar o sistema de transporte como um todo em São Paulo. Não é possível enxergar somente o trecho da Lapa. No geral, otimizamos a frota”, garantiu o assessor da SPTrans.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA