Curso de bonecas atrai alunas de outros bairros

0
1315

A moradora da Vila Romana Sandra Regina Castilho transformou em fonte de renda sua curiosidade de copiar modelos de bonecas de pano das revistas de artesanato. Há mais de quatro anos ela começou no ofício e por conta de seu capricho foi convidada a ensinar o artesanato nas oficinas oferecidas gratuitamente na Central de Cursos do Shopping Center Lapa.
Desde então, ela ensina, passo-a-passo, todos os detalhes de como confeccionar o artesanato. Sandra conta com um público fiel, feminino é claro, que chega de diversos pontos da região e de outros bairros da cidade para aprender ou mesmo se aperfeiçoar nas bonecas.”Comecei por curiosidade e hoje é uma fonte de renda”, conta a professora.
As alunas variam de idade. Daniela Aguiar é uma garota de 12 anos, que estuda a 6ª série. No dia das aulas de boneca, a menina sai da Rua Heitor Penteado, no Alto da Lapa, acompanhada com sua avó, para aprender as técnicas de Sandra. “Já fiz duas bonecas para mim”, brinca a menina, curiosa pelas novas dicas da artesã.
Para facilitar o aprendizado, Sandra traz kits de várias estampas com rostos de diferentes etnias, para atender as alunas, que compram as peças para montagem durante as aulas. “Elas aprendem e depois levam a boneca para casa”, diz Sandra.

Fidelidade

As bonecas de Sandra atraem pessoas de regiões distantes. Helena Lima Santos sai do Cangaiba para assistir às aulas há cerca de um ano. “Eu vi a boneca dela em um jornal e vim pra cá. Há três meses comecei a vender. Hoje é uma fonte de renda que ajuda na compra de roupas e até em material escolar para meu filho”, conta a mulher que atravessa a cidade toda quarta-feira, quando tem oficina do artesanato.
Outra que não perde uma aula de boneca é a moradora do Alto da Lapa Dalva Aparecida Leme Baia. “Participo das aulas há cerca de três anos. Logo que aprendi, dei uma de presente e começaram a chegar os pedidos”, revela Dalva.
Com a intenção de iniciar um negócio, Sonia Luiza Paschoalique compareceu à aula pela primeira vez. “Minha filha trabalha com teatro de bonecos e estamos pensando em montar algo novo”, relata a moradora da Pompéia. A próxima aula de Sandra será no dia 8 de agosto, na Central de Cursos do Shopping Center Lapa, na Rua Catão, 72, esquina com a Guaicurus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA