Curso gratuito para gestantes na Lapa de Baixo

0
3007

Renata De Grande Repórter

Fundado em 1955, o Centro Espírita Caminho de Damasco, localizado na Lapa de Baixo, é conhecido por promover diversos serviços sociais para a comunidade carente do bairro, tornando-se um exemplo de solidariedade. Entre seus programas, o destaque é o curso gratuito para gestantes, com duração de um mês. Leida Maria Romano, voluntária e orientadora do grupo, explica que o trabalho é dividido em duas etapas: a primeira consiste na leitura do evangelho, na doutrina espírita, finalizando com o passe.
Na segunda fase, é dada orientação familiar, que compreende responsabilidade e compromisso no lar, bem como a formação e educação da criança, criando bons hábitos, assim como temas de saúde, como prevenção a infecções, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e vacinas. Ao final da aula, as futuras mamães comem um lanche. No término do curso, as gestantes ganham também um enxoval para o bebê.
Segundo Leida, a maioria das mulheres que procura o curso não tem recursos. “Uma boa parcela de mães que vêm para participar do programa, buscam na verdade o enxoval”, explica a orientadora, acrescentando que só tem direito ao programa quem tiver regularizado com o pré-natal e completar o curso.
A coordenadora de programas sociais do centro, Rosali Leite Agari enfatiza a importância da colaboração dos voluntários. “A casa recebe muitos donativos. Contamos sempre com a ajuda dos voluntários para continuar na luta”, afirma a coordenadora, que também promove bazar beneficente, almoço – tudo para angariar fundos destinados às obras assistenciais.
O Caminho de Damasco, além de oferecer o curso gratuito para gestantes, também organiza outros programas sociais, tais como: doação de 80 cestas básicas por mês, para aqueles que estiverem cadastrados dentro do projeto; avaliação e encaminhamento oftalmológico e os cursos de música e computação, voltados a crianças e adolescentes.
O Centro Espírita Caminho de Damasco fica na Rua Moxei, 113, Lapa de Baixo. Telefone 3611-0164. Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 22h, e aos sábados, das 9 às 12h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA