Divino na Hamburguesa

0
1495

Moradores da Vila Hamburguesa organizam neste sábado e domingo (10 e 11), na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Paulo Franco esquina com Brentano), mais uma edição da tradicional Festa do Divino, um evento católico que homenageia a terceira pessoa da Santíssima, o Espírito Santo. A origem da festa remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, quando os fiéis se reuniam em banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres, com distribuição de comida e esmolas. Essas celebrações aconteciam 50 dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de línguas de fogo.
A devoção ao Divino Espírito santo encontrou um solo fértil nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, incluindo o Brasil.

Programação da festa

Sábado: a partir das 19h abertura da grande quermesse com churrasco, pizza, pipoca, pé-de-moloque, cachorro-quente e comidas típicas portuguesas como caldo verde e bolinho de bacalhau, além de brincadeiras. Às 20h apresentação do grupo folclórico “Os Luzíadas”.
Domingo: a partir das 17h acontece a Procissão do Divino pelas ruas do bairro, acompanhada pela Banda Operária da Lapa. Em seguida, às 18h, missa de Pentecostes. Às 19h quermesse, e às 20h apresentação do grupo “Família Açoriana”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA