Entidade distribui sopão

0
941

Desde 1979, o Decreto de Lei número 8.137 oficializou que todo primeiro domingo de julho é o Dia do Voluntário Social no município de São Paulo. Na região existem várias ações voluntárias que amenizam a carência daqueles que não tiveram oportunidades na vida.
Entre essas iniciativas está a dos voluntários da Comunidade Espírita União que arrecadam doações para a preparação do seu tradicional sopão distribuído todas às terças-feiras, nos baixos de pontes e viadutos como o da Lapa e Pacaembu. Com a chegada do inverno e as noites mais frias, esses moradores em situação de rua aguardam com ansiedade a chegada do alimento quente, que muitas vezes é a única refeição do dia.
Segundo a presidente da Comunidade, Neide Fischer, a entidade existe há 13 anos e há 10 as voluntárias fazem o sopão. “Tudo começou da necessidade de realizarmos um trabalho assistencial”, conta Neide.
Ela conta que os ingredientes são doados por restaurantes, moradores e pelos próprios membros da entidade. “Uma das voluntárias passa e retira os ingredientes, depois quatro delas preparam a sopa e outro grupo faz a distribuição”, explica Neide.
Sobre as críticas, ela justifica que são vários os motivos que levam uma pessoa a morar na rua. “Desemprego e desentendimentos familiares são os mais comuns. A gente encontra desde advogados até pessoas mais simples. O alimento é uma forma de aproximação. Cada um tem uma história para contar. Na verdade, eles querem ser ouvidos e se sentir vivos”.
Além das doações a Comunidade Espírita União também realiza eventos como o “Brechó e Tarde cachorro-quente”, para ajudar a manter as atividades sociais da entidade. Os interessados em ajudar a instituição podem entrar em contato com Terezinha pelo 3872-4314 ou ir diretamente à Rua Camilo, 702, às terças-feiras, a partir das 10h, quando as voluntárias preparam o sopão para distribuição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA