Festa dos 50 anos uniu história, música e fé

0
841

Foto:

Homenageados durante o evento

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A festa do Mercado da Lapa foi um evento marcante. Não somente por comemorar 50 anos de existência, mas também porque revelou sua importância econômica e social no bairro. No período da manhã, o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, representando a prefeita Marta Suplicy, falou da importância do Mercado. Ele disse que a Lapa, por ser uma centralidade urbana, atrai os clientes do entorno do bairro, que são abastecidos com produtos diferenciados oferecidos pelo Mercado.
Por sua vez, o coordenador de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Lapa, Fábio Mafra, destacou que o Mercado é a cara da História do bairro. “O Mercado da Lapa está num contexto, que se repensa e se moderniza, mantendo a tradição”, disse Mafra. Embora assistida por pouca gente, o ato público da manhã serviu para marcar as cinco décadas do mercado.
Além da importância social e histórica, o Mercado da Lapa ainda é mais marcante economicamente. O Mercado da Lapa emprega mais de mil pessoas e gera perto de 10 mil postos de trabalho indiretos. Comercializa uma variedade de mais de 20 mil artigos nacionais e importados.
À noite, o festejo continuou. Cerca de 300 convidados acompanharam a missa, celebrada pelo padre da Igreja Nossa Senhora da Lapa, Adalton Pereira de Castro. A cerimônia foi emocionante pela musicalidade e fé. Porém, suas palavras ressaltaram a busca do servir e atender bem a comunidade nessas cinco décadas de vida do Mercado. Padre Adalton, que reza a missa de aniversário do Mercado da Lapa pela segunda vez, destacando os inúmeros frutos conquistados pelo esforço, trabalho e muita dedicação dos comerciantes permissionários, funcionários e poder público. Os comerciantes dos 96 boxes, inclusive, doaram um pouco de sua mercadoria para as obras sociais. Imagens de Nossa Senhora Aparecida foram entregues aos representantes dos comerciantes de outros mercados municipais.
O evento de fé também abriu espaço para a arte renascentista nas vozes do Coral do Tendal da Lapa. O coro da Igreja Nossa Senhora da Lapa ainda participou do evento, com canções religiosas, emocionando o público presente.
A festa continuou, prestando homenagens aos comerciantes fundadores do Mercado da Lapa e de personalidades marcantes, que ajudaram o mais tradicional e antigo centro de abastecimento do bairro. Uma placa comemorativa foi descerrada pelo presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel), Antonio Sanchez, e pelo subprefeito. Foi servido um coquetel com o bolo de aniversário do Mercado da Lapa.

Agradecimentos

O secretário da Acomel, Silvio Katsuragi, aproveitou o momento para agradecer à Página Planejamento Editorial Comunicação e Marketing Ltda, pela doação da logomarca dos 50 anos do Mercado da Lapa. A editora produz o Jornal da Gente.
Segundo Katsuragi, a marca representa a modernização que o Mercado da Lapa vem promovendo. A logomarca foi criada pelo designer gráfico Hiro Okita.

Os homenageados do Mercado da Lapa

A Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel) premiou as personalidades que se destacaram nesses 50 anos de Mercado. Foram homenageados Aracy Lima Gaeta, Antonieta Bombarde Carone, Ivone Fierro Góes, Luzia Vendrame de Carra, Cecília Conrado Jorge, Oswaldo Gianni Croaro e Salvador Falabella. Também foram premiados o tenente-coronel Luiz Nakaharada; o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan; o juiz Fernando Antonio Torres Garcia; o diretor do Hospital Sorocabana, Floriano Peixoto Pereira Júnior; o coronel do CPA-M5 da Polícia Militar, Isidoro Suita Martinez; o diretor-superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa), Douglas Formaglio; e o gerente da agência Nossa Senhora da Lapa do Banco do Brasil, Guilherme Santa Rosa.
Fabio Mafra, Luiz Tibiriçá e Gisela Del Puerto Jardim, da Subprefeitura da Lapa, ainda receberam uma lembrança da Acomel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA