Guris tocam e cantam na Corifeu

0
807

Fernanda Dias

Com um repertório variado, indo desde Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, até Preta Pretinha, composta por Moraes Moreira, um grupo de alunos do Projeto Guri participou, no dia 22 de setembro, da inauguração de mais uma unidade dessa importante e reconhecida iniciativa social na Zona Oeste (Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 4082- sede do no Batalhão da Polícia Militar).
Criado há dez anos pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é um empreendimento sócio-cultural, cujo objetivo é a socialização através da música, visando à formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de oito a 19 anos. “Trata-se de uma oportunidade que elas têm de pensar, criar, agir e viver em sociedade, utilizando a música como multiplicador de educação e cultura. A proposta também é de propiciar acesso ao aprendizado musical, uma vez que não ele faz parte do currículo das escolas públicas de ensino fundamental”, explica a gerente geral de marketing Griz Axcar.
Segundo ela, o pólo da Avenida Corifeu de Azevedo Marques oferece 186 vagas, sendo que cerca de 110 já estão preenchidas. Neste novo endereços a garotada poderá participar de aulas gratuitas de cavaquinho, violão, percussão e coral. Os instrumentos de corda são os que fazem mais sucesso entre a criançada, principalmente o violão. “Mas tem aqueles que se interessam em tocar até tuba” comentou a gerente. “Quero aprender a tocar tudo”, emendou o jovem estudante Luiz Emílio, de 13 anos e que há 4 meses faz parte do projeto. Atualmente, começa a lidar com o cavaquinho e costuma ensaiar duas vezes por semana, durante duas horas.
O Projeto Guri, como um todo, possui 25 crianças e jovens inscritos em 112 unidades espalhadas pelo Estado, além de outras 66 instaladas em unidades da Febem.
O programa já conta com o apoio da iniciativa privada e da comunidade. A bem sucedida iniciativa recebeu o convite do governador Geraldo Alckmin para implantar outros 200 pólos em 2006.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA