Lapa ganha posto de coleta de pilhas e baterias

0
794

A partir deste mês, a Estação Ciência passa a ser um ponto de coleta para descarte de pilhas e baterias usadas na Lapa. Em uma parceria com os programas USP Recicla e Papa-Pilhas, do Banco Real, o centro de difusão científica localizado na rua Guaicurus traz para o bairro da Lapa uma opção correto e ecológica para o descarte desses materiais tóxicos.
Os metais pesados existentes no interior de pilhas e baterias são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias muito tóxicas.

Posto de coleta

O interessado em contribuir com uma destinação correta desses produtos deve depositá-los na urna do Papa Pilhas, localizada na porta de entrada da Estação.
A urna será periodicamente esvaziada pelas equipes do programa, que encaminharão o conteúdo para uma empresa especializada e licenciada para reciclagem e descontaminação, descartando adequadamente os materiais.
As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são aproveitados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.
A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1394, e funciona de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana das 9h às 18h. Outras informações pelo 3673-7022.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA