Música para a comunidade

0
1064

Foto:

O aluno João Bosco Barbosa dos Santos se apresenta na inauguração

A Rua Antonio Raposo ganhou uma escola diferente. Foi inaugurado, no último sábado, o novo espaço do Instituto Pró-Educação Comunitária, do maestro Valter Cordeiro Campelo. Trata-se de uma iniciativa de mais de 400 alunos, que aprendiam música e lutiaria (conserto de instrumentos) no Tendal da Lapa, durante cinco anos e meio, com o maestro. Desde 3 de dezembro do ano passado, Campelo começou a restaurar a casa anexa à Escola Estadual Anhangüera.
Graças a uma parceria com a Diretoria de Ensino Centro-Oeste, da Secretaria de Estado da Educação, o maestro está conseguindo ensinar gratuitamente aulas de História da Música, Contraponto, Harmonia e Lutiaria. No segundo semestre, ele pretende iniciar os cursos de Artes Plásticas, Escultura em Madeira e Argila, Geometria, Artesanato e Modelismo – que envolve Aeromodelismo, Nautimodelismo, Arte Industrial e Noções de Engenharia e Arquitetura.
Segundo o acordo firmado com a Secretaria, os professores voluntários terão de atender os alunos do Anhangüera e da comunidade local gratuitamente. “Conseguimos tudo graças à aquisição de sucatas, como latas de alumínio e papelão, que financiam nosso trabalho. Também temos de agradecer a força da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que autorizou o uso deste espaço”, disse Campelo.
Além da sucata, as sobras de material da reforma do Anhangüera foram aproveitadas para restaurar a casa, que estava em péssimo estado de conservação. Durante cinco meses, voluntários trabalharam na reforma do local para adequar o espaço ao Instituto e conseguir atender os novos estudantes.
A escola, que é aberta para todos com cursos gratuitos, necessita de ajuda. Campelo solicita materiais recicláveis (alumínio e papelão), computadores, aparelhos de som e instrumentos musicais quebrados, já que no local será instalada uma oficina de lutiaria.
Quem quiser conhecer o Instituto Pró-Educação Comunitária, basta se dirigir à Rua Antonio Raposo, 47 (ao lado da Escola Estadual Anhangüera), ou ligar para 3667-1265, e falar com Valter Campelo. Também é possível entrar em contato com a presidenta da escola, Flávia Teodoro Alves, no 3851-0639, ou e-mail flaviastrogildo@hotmail.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA