Ouvidoria propõe diálogo

0
835

Foto:

Lumena e Inês: um trabalho que vai além do que simplesmente ouvir

Abrir uma discussão sobre as demandas e as interligações na gestão da administração pública no âmbito municipal, visando à evolução da qualidade na prestação de serviços à população. Esse é objetivo do I Encontro da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo, na quinta-feira, 15, marcando o primeiro ano de gestão de Maria Inês Fornazaro (ouvidora Geral) e Maria Lumena Sampaio (chefe de gabinete da Ouvidoria) – ambas moradoras da Lapa, à frente do importante órgão municipal. “É a forma que encontramos para aprofundar o debate com a sociedade, mostrando a real dimensão do trabalho de uma Ouvidoria”, afirma Maria Lumena. “Não se trata simplesmente de receber uma reclamação sobre um buraco de rua, que há meses incomoda o cidadão. Também não nos limitamos apenas em cobrar do órgão competente uma ação imediata. Vamos mais além. Nosso objetivo é buscar o diálogo com esse órgão, de modo a encontrarmos soluções que contribuam para a melhoria do atendimento ao contribuinte, que tem o direito a serviços públicos de qualidade”, acrescenta Lumena.
Segundo ela, a Ouvidoria da Cidade vem adotando a política de se aproximar cada vez mais da população. Isso inclui os canais tradicionais como atendimento pessoal, por telefone ou Internet, além de novas iniciativas adotadas recentemente. “Fizemos uma sondagem para saber o que pensam e aspiram populações de duas regiões distintas: Cidade Tiradentes e Jardim Paulista. Nossa idéia é avançarmos com esse tipo de estratégia para outros bairros, como aqueles da região da Lapa”, revela a Maria Inês Fornazaro.
Como a vida do cidadão, na prática, acontece nos bairros (aquele onde ele mora e/ou trabalho), Lumena lembra da importância de uma participação ativa na busca da cidadania. “É nosso dever informar à população que ela tem direito a serviços públicos de qualidade, o que implica num real poder de exigir essa qualidade, o que equivale dispor de mecanismos de controle como é o caso do trabalho exercido pela Ouvidoria”.
O I Encontro Geral da Ouvidoria da Cidade de São Paulo será realizado na Avenida São João, 473 – 8º andar, Centro. As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 vagas. O interessado pode garantir participação acessando o site da Ouvidoria: (http://portal.prefeitura.sp.gov.br/ouvidoria).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA