Para entender o mundo

0
718

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Uma boa notícia para quem quer entender o mundo. O curso de Relações Internacionais é a matéria certa para quem pretende estudar o relacionamento entre os Estados nesta nova fase em que vivemos. De acordo com o coordenador do curso da Faculdades Integradas Rio Branco (Firb), Henrique Altemani, o interessante nas Relações Internacionais é refletir sobre o funcionamento do mundo, levando em consideração os novos desafios na nova ordem internacional, além de atuar profissionalmente no poder público, em empresas privadas ou mesmo como consultor (profissional liberal). As Firb são mantidas pela Fundação de Rotarianos de São Paulo.
“Aproveitamos a experiência do Rotary, um clube internacional, com ampla experiência e alicerce no exterior. Além disso, temos profissionais no corpo docente que também possuem uma vivência acadêmica e uma profunda atuação no mercado, em negócios na iniciativa privada”, explica Altemani, graduado em Ciências Sociais, mestrado na Argélia e doutorado em Política Externa Brasileira, defendendo a tese sobre as relações entre Brasil e África.
O coordenador disse ainda que a procura pelo curso de Relações Internacionais se deve a maior exposição do País no cenário externo. Segundo ele, alguns alunos acreditam que, com o curso, ajudariam a melhorar o Brasil, de forma idealista, como missão. Outros acham que terão uma nova opção de emprego. “O mercado atendido se concentra em ministérios, embaixadas, consulados e em organismos internacionais, como as atividades da Organização das Nações Unidas. Além disso, existe um mercado promissor, como Bancos de Investimento para atuar na Economia Internacional. Fora em consultorias, assessorais em Estados e prefeituras, que abrem a cada ano novas vagas”, disse Altemani.
O curso se centraliza na estrutura Política, Econômica, Jurídica, além de transmitir conhecimento histórico sobre a Ordem Internacional, ou seja, como os Estados se inter-relacionaram entre si ao logo do tempo até o momento atual.
O diferencial das Relações Internacionais nas Firb é o número reduzido de alunos por classe. No máximo 20 estudantes na sala de aula para que os 22 professores efetivos do curso e ainda docentes visitantes consigam transmitir qualidade nas informações atualizadas.

Bolsas

As Firb estão lançando, exclusivamente para o processo de seleção deste primeiro semestre, o Programa Talentos e Vocações – Apoio a Quem Precisa, que visa apoiar, por meio de bolsas parciais de estudos, jovens talentos de segmentos que precisam de ajuda financeira. As bolsas são válidas para todo o curso, sem necessidade de renovação semestral ou anual, desde que o aluno não tenha reprovações. O benefício se estende paras as inscrições, que serão gratuitas para os alunos contemplados pelo programa. Informações pelo site www.riobrancofac.edu.br
As inscrições para a quarta etapa do processo seletivo das Firb podem ser feitas pelo telefone 0800-165521 ou direto na secretaria da Faculdade, localizada na Rua Capitão José Faria, 111 – Lapa de Baixo. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. O prazo encerra-se no dia 6 de fevereiro. Os candidatos poderão realizar o exame no mesmo dia às 19h, ou dia 8 de fevereiro, às 14h. Os aprovados terão os dias 9 e 10 de fevereiro para efetuar a matrícula.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA