Pães e bolos artesanalmente deliciosos

0
839

FERNANDA DIAS

Pães de diferentes sabores, artesanalmente preparados pela comunidade local, que encontra nessa atividade um fator gerador de renda. Essa experiência tem um nome e atende por Padarias Artesanais, programa criado há quase cinco anos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo(Fussesp). “As pessoas hoje estão se alimentando melhor e também trabalhando em padarias” comentou a primeira-dama e presidenta do Fussesp, Lu Alckmin, ao inaugurar no Jaguaré, na terça-feira, 25,a mais nova unidade desse projeto. Trata-se de uma experiência bem sucedida, que além de capacitar, orienta os moradores das periferias a reaproveitar certos alimentos. Os alunos aprendem a fazer combinações como pães com beterraba, cenoura e até ervas. Com apenas 1kg de farinha de trigo é possível fazer 80 pãezinhos. Atualmente, essa iniciativa beneficia cerca de sete mil pessoas em todo o Estado, sendo cerca de 1.900 de entidades assistenciais e favelas da capital.
A presidenta do Fussesp conta que a idéia da instalação das padarias surgiu há três anos, durante uma visita às comunidades a comunidade na periferia da periferia paulistana. “Uma mulher disse que não tinha o que comer e nem dinheiro para comprar um pão. Voltei para casa pensando no assunto e decidiu criar um kit, composto por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio. Pronto, nascia uma idéia que deu certo”, conta primeira-dama.
Para tocar adiante esse programa, o Fundo de Solidariedade conta com a ajuda do setor privado, que participa cedendo o local para a instalação do projeto ou doando equipamentos.
Entre os beneficiados estão assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, unidades da Febem, penitenciárias, unidades do S.O.S. Bombeiros, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades assistenciais cadastradas na Capital pelo Fussesp. No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade.
O programa também conta com a parceria da Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, que fornece técnicos para os cursos de capacitação, além de oferecer receitas testadas e aprovadas em cozinha experimental e técnicas de congelamento.
A recém-inaugurada unidade do Jaguaré contará com o trabalho de oito funcionárias, todas ex-alunas. É o caso de Elisabete Batista Barbosa, que há cinco meses fez o curso de capacitação no Fundo Social e agora irá ensinar outras pessoas a arte de fazer pães.”É bom passar o que aprendi para outras comunidades”, disse Elisabete. “Mais importante que dar o peixe é ensinar e pescar”, emendou Clementina Leite, que também dará aulas na padaria do bairro. Quem quiser obter mais informações sobre o programa Padarias Artesanais basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade. Telefone: 3874-6952.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA