Projeto estimula o protagonismo

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Alunos participaram de dinâmicas dentro do Projeto Vivências

Pensar e repensar condutas, atitudes e escolhas, sabendo que na vida o que vale é sermos, de fato, protagonistas e não esperar que algo aconteça por acaso. Esse é o objetivo do Projeto Vivências, realizado no Colégio Santo Ivo em parceria com uma empresa de serviço de apoio a atividades extracurriculares.
O Projeto que se estenderá ao longo do ano letivo, com temáticas baseadas nos temas transversais e atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, teve início na quarta-feira, 16, reunindo alunos do 9º ano (antiga 8ª série) e do Ensino Médio. O tema em debate foi “Somos todos diferentes”, chamando a atenção dos estudantes para a questão da inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência que, por sinal, vem de encontro com o tema da Campanha da Fraternidade 2006.
O encontro foi dirigido pelo deficiente visual Sérgio Faria que, através de uma série de dinâmicas, relatou aos participantes as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais no cotidiano e, ao mesmo tempo, transmitiu, através de sua história pessoal, uma verdadeira lição de vida pois, através de sua determinação tornou-se uma pessoa realizada tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Sérgio é casado, tem três filhos, é consultor de sistemas de uma grande multinacional, graduado em Administração de Empresas, com três pós- graduações. Faz esportes, viaja, entre outras atividades.
Durante a manhã, foram desenvolvidas diversas dinâmicas para que os alunos vivenciassem situações de pessoas com algum tipo de deficiência. De olhos vendados, eles passaram por situações comuns no cotidiano, como fazer uma ligação a partir de um telefone público. “Percebi o quanto é complicado mexer num aparelho que não está adaptado para os deficientes visuais. Se você demora a discar o número, a linha cai”, conta Eduardo Bujam Cagnacci, que cursa o 9º ano.
Depois de voltar da cantina da escola, onde também de olhos vendados, comprou balas, Stephanie Drago comentava. “Fui bem atendida. Pedi cinco balas e conferi, pelo tato, que havia recebi todas elas. Mas não consegui conferir o troco. Entendi que nessas horas é preciso contar com a honestidade de quem vende”. Outra missão realizada pelos alunos foi a solicitar passe escolar na secretaria do colégio onde, a secretária que, participando do projeto, estava treinada para fazer um atendimento não muito solícito, podendo os estudantes constatar a falta de preparo que muitas pessoas têm para lidar com pessoas portadoras de deficiência.
Para Sérgio Ramos, 41 anos, cego desde os 2 anos, esse tipo de iniciativa mostra que o ser humano não nasceu para viver só, mas em comunidade. “Ele vive num mundo ao lado de outras pessoas. E nesse mundo existem as diferenças. Assim, é preciso saber conviver com elas”.
Segundo a diretora pedagógica do colégio, Myrna de Barros Lima Ibrahim, o projeto superou as expectativas: “Este projeto vem de encontro com a proposta pedagógica do colégio que dá grande ênfase às questões formativas de nossos alunos como solidariedade, cidadania, diversidade, respeito e trabalho comunitário. Através das dinâmicas os alunos vivenciaram situações diferenciadas que levaram à reflexão sobre situações que fazem parte do nosso cotidiano não somente em relação às pessoas portadoras de deficiência, mas também uma reflexão sobre empreendedorismo através do exemplo de vida do Sérgio que, vencendo a adversidade de ficar privado da visão aos dois anos de idade, superou as dificuldades levando uma vida normal, sobressaindo-se, de forma vitoriosa, tanto em sua vida pessoal quanto profissional”. Mais detalhes sobre o Projeto Vivências pode ser obtido no site do colégio Santo Ivo (www.santoivo.com.br) ou através dos e-mails: info@santoivo.com.br ou projetovivencias@mri.srv.br .

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