José de Oliveira Jr. Repórter
Na última sexta-feira, dia 16 de abril, a Associação Reciclázaro abriu oficialmente a Casa de Marta e Maria, destinada a mulheres expostas ao risco social. O albergue feminino, localizado na Rua Catumbi, no bairro do Belém, tem capacidade para abrigar 60 mulheres e 10 bebês (menos de quatro anos). Atualmente, são assistidos 39 mulheres, cinco crianças e nove bebês. O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), pretende prestar auxílio sobretudo a mulheres em situação de rua.
Segundo a coordenadora da Casa de Marta e Maria, Rosana Simoni Granconato, a iniciativa começou em novembro do ano passado, com o trabalho de caracterização das mulheres e com a transmissão de informações sobre o novo espaço. “A rotina do abrigo e convivência para o sexo feminino é muito rígido. É proibido circular no entorno e não pode ficar na porta. O albergue fica aberto até 20h. É feito desta maneira, com o objetivo de resgatar a cidadania dessas mulheres”, explica.
Ela salientou que no local existem desde analfabetas até pessoas com curso superior, com idade entre 19 e 70 anos. A coordenadora afirmou que todas necessitam de um trabalho social, voltado para o controle de natalidade, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho.
A coordenadora também encaminha muitas mulheres para o atendimento de saúde nas três unidades do entorno – Posto de Atendimento Medico Maria Zélia, PAM Belenzinho e PAM Brás. “Também recebemos ajuda do Sesi e dos comerciantes da região”, observa. A casa ainda abriga mulheres vítimas de violência e dependentes químicas. De acordo com Marcos Moreira Vaz, da Reciclázaro, segundo a Bíblia, Marta e Maria eram irmãs de Lázaro e muito amigas de Jesus Cristo. “O significado desses nomes femininos, Marta e Maria, é o conforto após o sofrimento da perda de Lázaro. Depois, elas renovaram a esperança pela fé cristã”, explica Vaz, recitando “Quem acredita em Mim (Jesus), terá vida eterna”.
A Casa de Marta e Maria fica na Rua Catumbi, 427, Belém. Telefone 6692-4416. A Associação Reciclázaro está localizada na Praça Cornélia, 101, Lapa. Telefones 3872-5068 e 3871-5972.