Retirada de árvores gera protestos

0
1055

Dias antes da Semana do Meio Ambiente, os moradores do Alto da Lapa reclamam a retirada de uma árvore, realizada na terça-feira, 30, na Rua Sales Junior, 407, em à frente Igreja Apostólica Renascer em Cristo, que segundo eles, estava sadia.
De acordo com uma vizinha do templo religioso, Elza Lane, a árvore foi retirada por que estava em frente à fachada da igreja. “Se ninguém tomar uma providência, eles vão tirar a outra (que também fica em frente ao templo)”, reclama a moradora. Ela acredita que o serviço foi realizado devido à influência política do deputado estadual e dirigente da Renascer, Bispo Gê.
Outra moradora da região, Rosa Ynoue, presenciou o trabalho da Subprefeitura da Lapa. “A gente viu o tronco e não tinha nada de errado. Acho que é por que a árvore estava tampando a frente da igreja”,declarou.
Para a comerciante Rita Maria Garcia ,existem espécies que realmente necessitam de extração, mas aquela árvore parecia sadia. “Fico revoltada, pois quando a gente precisa, o pedido não é atendido”, disse ela, com relação às solicitações que demoram ou nem são atendidas pela prefeitura.
O marceneiro José Lopes é outro que ficou revoltado com a extração da árvore. “Queremos que uma outra , do mesmo porte da que foi retirada, seja replantada no mesmo local”, protestou.

Resposta

Segundo a assessoria de comunicação do Bispo Gê, não existe nenhuma participação da Igreja no processo de retirada da árvore. A assessoria informou, ainda, que tomou conhecimento que a prefeitura havia primeiro feito uma poda e detectado que a espécie estava condenada. Depois a árvore foi retirada, mas nem a igreja nem o bispo tiveram participação nesse processo.
Questionada sobre o assunto, a Subprefeitura da Lapa comunica que a área da Sales Junior é considerada Patrimônio Ambiental e tombada pelo Condephaat. Ela justifica ainda que não houve negligência ou dolo, pois a referida remoção estava vincula-da à  autorização desses órgãos. A árvore em questão é um Ligustrum lucidum, com altura de 9 m e diâmetro de 0,30m, que estava com o tronco prejudicado pela ação de fungos, apresentando uma lesão significativa  (cerca de 50 cm do solo).

Manifestação

Em protesto à retirada da árvore, uma manifestação está marcada para a este sábado, às 15h, na praça Alfredo Mesquita,em frente ao número 407, da Rua Sales Junior, esquina com a Dr. José Elias.

SERINGUEIRA
O destino da seringueira da rotatória da Praça Marrey Júnior, entre a Avenida Antárctica, Sumaré e Rua Turiaçu, será discutido nesta segunda-feira, 5, às 15h, no auditório da Subprefeitura da Lapa, Rua Guaicurus, 1000. Estarão presentes a engenheira agrônoma da Subprefeitura, Nelma Lúcia Heiffig, o Secretário de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, e técnicos do IPT, para esclarecer a comunidade sobre a solução que será adotada (poda ou corte).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA