Sacolas duráveis estão em exposição no Senac

0
920

Foto:

Lílian Pacce disse que é possível colaborar com o meio ambiente e ao mesmo tempo estar na moda

Para conscientizar a comunidade sobre o mal que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a jornalista Lílian Pacce e o Senac São Paulo, montou a exposição de sacolas duráveis “Eu não sou de Plástico”, que fica na unidade Senac Lapa Faustolo, até dia 4 de outubro.
A mostra de sacolas permanentes vem se somar a algumas iniciativas para o tratamento da saúde do planeta como coleta seletiva de lixo e carona solidária. Na exposição, a antiga sacola de feira volta repaginada para se tornar um acessório indispensável. Segundo a jornalista da GNT, autora do livro “Pelo  Mundo da  Moda -Criadores, Grifes e  Modelos” (Editora Senac São Paulo) e curadora, Lílian Pacce, a exposição reúne modelos de shoppings bags (sacolas de compras) criadas em diferentes tecidos e materiais por 115 grifes e estilistas brasileiros, organizações sociais e outras instituições, socialmente responsáveis, mostrando que é possível usar uma sacola, colaborar com o meio ambiente e ao mesmo tempo estar na moda. “. Toda a atitude que agride menos o meio ambiente é bem vida no nosso dia-a-dia. A idéia propõe racionalizar o consumo das sacolas descartáveis e incentivar a utilização de modelos duráveis, mostrando a sintonia da moda com as novas necessidades do mundo de hoje”, revela Lilian que levou para a exposição o modelo GNT Fashion, lançado no desfile da São Paulo Fashion Week, em jeans e algodão que traz uma segunda sacola, dentro, para as compras.

Estilistas

Entre os convidados que colaboraram com criações estão Mimi Soffer (Vila Madalena), Mário Queiroz, Cavalera, Lita Mortari, Maria Bonita, Le Postiche, Levi’s, Sommer, Neon, Lorenzo Merlino e Blue Man.
A abertura da mostra, na última terça-feira, 18, contou com a presença de alguns dos estilistas como Mário Queiroz. “Acho que esta exposição vai despertar a população para não usar as sacolas de plástico. A idéia é muito boa, começa com a moda para se tornar referência”, declarou Queiroz que expõe uma sacola de papel reforçada para estimular o público a usar matérias que poluam menos.
A coordenadora de Moda do Senac São Paulo, Marta Magri lembrou que a responsabilidade ambiental é um tema presente em vários cursos da instituição. “Não poderíamos ficar fora desta mobilização e sugerimos abrir a exposição ao público em uma de nossas unidades”. A exposição fica até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e sábado, das 9h às 17h, na rua Faustolo, 1.347, na Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA