O Centro Cultural Sesi Vila Leopoldina apresenta a performance “Namahaiku – Hakai ao Vivo”, no dia 26 de junho (quarta-feira), às 21 h, como parte da programação em homenagem ao centenário da imigração japonesa do Brasil.
O espetáculo apresenta poemas japoneses transformados em projeção de vídeo sincronizada com os movimentos dos performers e trilha sonora, executada ao vivo, acompanhada de recursos como aromas de chá e sensações de frio e de calor.
O diretor e realizador de audiovisual, Almir Almas, junto com o artista plástico e cenógrafo, Cheli Urban, e, Daniel Seda (artista plástico, videomaker, performer e escritor) transformaram uma série de poemas japoneses, chamados hai-kai ou haiku, na apresentação multimídia. Cada performance de 30 minutos cobrirá um ciclo de quatro poemas, que representam as estações do ano.
A programação faz parte da agenda em comemoração ao centenário da imigração japonesa promovida pela unidade durante o mês de junho e que inclui apresentações musicais no projeto Sons Urbanos além da mostra Japão no Cinema com o filmes como “Zatoichi”, dia 21, às 16h, e a peça infantil Yuuki!!! O Pequeno Samurai, de quintas e sextas-feiras às 13h30 e 15h30, sábados às 16h, e domingo às 11h. A entrada gratuita. Rua Carlos Weber, 835.
MÚSICA
A programação do Sons Urbanos do Sesi Leopoldina que homenageia o centenário da Imigração Japonesa no Brasil conta com a apresentação do grupo Tontinmi, que preserva a cultura e tradições japonesas por meio da música e da dança, dia 24, e de Gaijin Sentai, que tem inspiração no heavy metal e no hard rock com temas heróicos com mensagens de amizade, fraternidade e perseverança, no dia 25, sempre às 20h.