Sub alerta: contaminação é grave na Leopoldina

0
815

O terreno da ex-usina de compostagem, na Leopoldina, está bastante comprometido com a contaminação do solo e lençol freático por metais pesados (como chumbo), potencialmente cancerígenos. É o que informou, publicamente, a subprefeita da Lapa, Luiza Eluf, na segunda-feira, 25, durante encontro com moradores de vários bairros da região promovido por diretórios do PSDB .
“Existe sim, um laudo. A contaminação é profunda e atingiu o lençol freático. A culpa (pela contaminação) não é da Prefeitura, mas de uma antiga fábrica (perto da ex-usina)onde a construtora Cyrela quer erguer prédios. Quem vai assumir (o passivo ambiental é a própria Cyrela”, afirmou Eluf. Na sexta-feira, 29, a assessoria de imprensa da subprefeitura explicava o que Eluf quis dizer no encontro do dia 25. “Não cabe à Subprefeitura falar sobre questões da área particular que pertence a uma incorporadora. Existem outros órgãos municipais e estaduais responsáveis para tratar de temas referentes à contaminação. Com o laudo finalizado será apontada a principal fonte de contaminação do terreno e as providências a serem tomadas. Neste momento, é necessário cautela para tratar do tema”.
O diretor geral da Cyrela em São Paulo, Ubirajara Spessotto, em entrevista ao JG, admite que no terreno próximo ao futuro parque existe, sim, contaminação. “A remediação da área é algo que estamos tratando com a proprietária do terreno, a Sab Wabco. Não se falou em remediação do solo da ex-usina por parte da Cyrela. Mas, como o assunto do parque interessa à população, estamos dispostos a colaborar com a Subprefeitura da Lapa numa eventual descontaminação dessa área”, afirmou o Spessotto.

Laudo ainda não saiu

No dia 26, a Secretaria Municipal de Serviços (SES), respondendo a algumas perguntas encaminhadas pelo JG dava a sua versão dos fatos.

. A empresa responsável pelo Relatório de Investigação Detalhada e Análise de Risco, e não Passivo Ambiental, é a Geocompany.
. A análise do relatório ainda não foi concluída.
. Os resultados estão sendo analisados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente/Decont e portanto ainda não possui conclusão final.
. Não existem informações, até a presente data, que a área tem grave contaminação por metais pesados.
. Os novos locais para transferência das cooperativas estão sendo contratados.
. A atividade de transbordo de inertes será suspensa quando da finalização da concorrência 01/SES/08 (estabelecendo outro local para essa atividade) que está em andamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA