Um vídeo para o bairro

0
958

Foto:

Henrique Rodriguez, Luiz Canário, Carla Monteiro e Chico Pinheiro

Promovido pelo programa de telejornalismo SPTV, da Rede Globo, o Festival de Vídeos Meu Bairro, Minha História, permitiu que 14 bairros fossem produzidos por 15 entidades comunitárias, envolvendo mais de 100 pessoas. Todos os vídeos serão mostrados gratuitamente neste sábado, das 12 às 23h, na Sala Cinemateca Brasileira. Uma comissão da emissora escolherá os três melhores a serem levados ao ar no SPTV deste sábado. O festival faz parte das comemorações dos 450 anos de São Paulo.
Na quinta-feira, a Cinemateca exibiu o vídeo da Lapa, produzido por Carla Monteiro e Henrique Rodriguez, da Meta Filmes. No curta-metragem de 10 minutos, entrevistaram Rosa Fuzaro Ferreira, de 105 anos, seu filho Décio Ferreira, que contaram suas memórias sobre o bairro. O diretor do Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, narrou a história da Tranqueira do Emboaçava, em 1590, primeiro registro da Lapa. Noel, filho do sertanista Orlando Villas-Bôas, contou porque sua família adotou o bairro. Nestor Pinheiro e Ademir Zago contaram um pouco da tradição da Banda Operária da Lapa.
Os dois produtores da Meta Filmes tiveram o apoio cultural da Universidade Paulista (Unip – Campus Marquês de São Vicente) e da Subprefeitura da Lapa. Moradores da Rua Catão, Carla e Rodriguez demoraram 10 dias para produzir o vídeo. “Mesmo com pouco tempo, queríamos escapar do óbvio. Fugimos da narração fácil e valorizamos os entrevistados para que o telespectador entendesse em 10 minutos o que era a Lapa”, explica Rodriguez.
A dupla produziu este vídeo, como célula de um documentário completo de 55 minutos, chamado História da Lapa em 3 Atos, que será lançado no ano que vem. Carla e Rodriguez precisam de material cinematográfico para fazer o resgate num filme. Eles pretendem seguir a cronologia, contando a colonização da Lapa, a chegada da Ferrovia que trouxeram as fábricas para a região e revelar as transformações do bairro até o momento atual. “Foi muito bom conhecer os moradores do bairro e estabelecer estes laços com a comunidade lapeana, que será muito importante para futuros trabalhos”, dizem em coro o casal premiado, com o curta-metragem “Tabaco”.
Quem puder fornecer filmes, imagens ou qualquer material sobre a Lapa para comporem o documentário sobre o bairro, pode entrar em contato com Carla Monteiro pelos telefones 3862-5648 e 9131-5430, ou ainda pelo e-mail carla@intro.tc

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA