Valores universais

0
747

EDUARDO FIORA

Com essa edição, já que a equipe deste Jornal da Gente entra em férias coletivas por quinze dias, encerramos mais um ano de convívio, desta vez dialogando com três diferentes comunidades: Lapa, Leopoldina e Jaguaré.
Ao conversar com colegas de trabalho, procuramos, juntos, identificar as imagens que mais marcaram essa vivência comunitária. Acabamos por nos lembrar das atividades da Benfeitora Jaguaré e também do padre Roberto junto à população local. Também recordamos a infância à procura de um futuro nas subhabitações leopoldinenses. Por fim, chegamos à Lapa onde destacamos uma iniciativa, que envolveu também a Leopoldina: a sétima edição do Natal Comunitário.
E aqui vale contar uma história. Nos festejos do aniversário da Lapa, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o presidente do Consab’s, José Benedito Morelli, o Boneli, nos perguntava: “Que tal organizarmos uma peregrinação do Menino Jesus por nove diferentes igrejas?”. Desde aquele instante, o Jornal da Gente passava a apoiar integralmente essa iniciativa, principalmente depois de ouvirmos do próprio Boneli, qual seria a grande mensagem dessa peregrinação: colocar no centro da nossa vida o verdadeiro motivo da celebração natalina, que é o nascimento de um Menino.
Hoje podemos dizer, com toda a certeza, que a iniciativa do Consab’s foi mais do que oportuna. O próprio Papa Bento XVI, na semana que passou, lembrava que o Natal não pode ser encarado como uma festa para o consumo de bens. Em seu discurso ele saudava a tradição do presépio. “Montá-lo em casa é, talvez, uma forma simples, mas eficaz de manifestar a fé e transmiti-la aos filhos”, disse Bento XVI.
Nesse Natal, a imagem central do presépio, o Menino Jesus, percorreu várias comunidades, que aderiram à iniciativa do Consab’s. É uma imagem que nos convida a refletir sobre a vida em família, a fraternidade, a partilha, a paz, a sabedoria e a humildade. Esses são valores universais e não soemnte cristãos.
Que cada um saiba meditar sobre a importância de se manter acessa a chama desses conceitos abstratos e a necessidade de vê-los concretamente realizados no cotidiano de nossas vidas. Só assim é possível viver em comunidade. Por isso, amigos leitores, nós do Jornal da Gente desejamos a todos, cristãos ou não, um Feliz Natal! E já que nos reencontraremos só no início de 2006, Feliz Ano Novo, também!!!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA