Novo delegado na 7ª

0
917

Foto:

Jair de Castro Vicente

O professor da Academia da Polícia Civil e delegado Jair de Castro Vicente é novo titular da 7ª Delegacia de Polícia Participativa da Lapa. Ele ocupa a vaga deixada por Renato Ferreira, desde 15 de setembro.  
Vicente vem do 33º DP de Pirituba onde permaneceu por um ano e oito meses. “A delegacia (da Lapa) está bem equipada e vamos tentar desenvolver um bom trabalho”, promete o novo titular.
Para ele, o “calcanhar de Aquiles” da região é o centro comercial da Rua Doze de Outubro e suas transversais. “Ali a população flutuante é muito grande e em conseqüência disso há um número maior de delitos como as cortadeiras (mulheres que cortam bolsas para furtarem), punguistas (batedores de carteira) e os chamados pipoqueiros (que abrem as bolsas de mulheres). Eles agem disfarçadamente entre as pessoas que circulam pelo local. A gente faz uma comparação da Rua Doze de Outubro com a 25 de Março, logicamente que em menor  escala”.  

Operações

Segundo ele, o  maior índice de furtos acontecem aos sábados, normalmente das 9h às 15h. “Razão pela qual vamos desencadear operações, em parceria com nossa co-irmã, a Polícia Militar, para investidas na região do centro comercial para pegar esses indivíduos em flagrantes”, afirma o novo delegado.
A idéia de Vicente é tirar os criminosos de circulação.  Ele explica que quando essas pessoas não são presas, elas saem da região da Lapa e vão agir em outros cantos da cidade, fazendo um rodízio até retornar ao bairro. “Se eles não forem pegos vão continuar agindo impune. A idéia é prendê-lo em flagrante. À medida que tiramos esses indivíduos de circulação estamos prevenindo novos crimes”, afirma Vicente.

Informações

Mas para o delegado, o sucesso de uma investigação depende de informações. “Não se consegue fazer segurança pública sem  uma boa coletânea de dados. Além da parceria entre as polícias (Civil e Militar), a população tem que trazer informações para que possamos investigar e prender os criminosos além de também seguir orientações importantes como não deixar objetos (como aparelhos de celular e note book) dentro dos veículos para evitar a subtração. Violência não se combate com violência e sim com inteligência”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA