As diretrizes básicas da Operação Urbana
Lapa-Brás, cuja influência atinge bairros como Lapa, Lapa de Baixo e
Vila Pompeia dividem o perímetro de abrangência em duas porções
distintas. Área de Transformação Incentiva – onde a Prefeitura espera
por grandes investimentos da iniciativa privada – e Área de
Transformação Induzida, na qual a administração municipal pretende
exercer maior poder de indução do processo de transformação.
A proposta inicial da Prefeitura para essa Operação Urbana prevê o
aterramento da linha férrea com terrenos próximas ao eixo ferroviário
incluídos na Área de Transformação Induzida. Entre a Lapa e Lapa de
Baixo, por exemplo, a Área de Transformação Induzida encerra
aproximadamente 129,62 hectares e a Área de Transformação Incentivada
141,12 hectares, totalizando 270,75 hectares. A remodelação do sistema
metro-ferroviário e a superação da barreira ferroviária deverá dar novo
impulso às atividades econômicas do centro da Lapa, consolidando-o como
pólo regional. A nova ocupação da Lapa de Baixo poderá dotar essa
região da infraestruturas viária e de drenagem hoje escassas. A
proximidade com os acessos às rodovias Anhanguera e Bandeirantes podem
fazer desse setor a nova porta de entrada da porção oeste da cidade.