Petições no Ministério Público e manifesto popular mostram que na Vila Pompeia existem duas correntes opostas: há quem se posicione contra a construção do novo estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras (a Arena Palestra Itália) e aqueles que defendem a obra.
Críticas contundentes à Arena partem, por exemplo, da Associação Amigos da Vila Pompeia, que questiona no Ministério Público o projeto palmeirense. Maria Antonietta Lima e Silva, presidente da entidade, teme o colapso do bairro caso o estádio seja aprovado pelos órgãos municipais. “O bairro com suas vias estreitas sofre com as ruas fechadas para os jogos do Palmeiras. Sofre com o barulho, com a poluição, os quebra-quebras, os maus elementos circulando pelas ruas. Sofre com carros em toda parte e em cima das calçadas, os roubos de veículos e de residências. Sofre com os congestionamentos. Um verdadeiro caos. Isto com 28 mil torcedores no estádio”, afirma Antonietta.
Com a proposta de uma arena multiuso cuja capacidade será de 45 mil pessoas, a preocupação da moradora aumenta. “Quem vai conter essa multidão numa calçada de apenas 3m de largura? Onde está a área de contenção dessa população, obrigatória para estádios? Onde está a certidão de impacto de vizinhança, direito dos moradores de viverem em paz? Com a Avenida Matarazzo fechada, como chegar à via Anhanguera. Como chegar à Marginal Tietê, saída de bairros populosos? E à Lapa ou aos 21 bairros após a Lapa?”, indaga Antonietta.
Por outro lado, um abaixo-assinado começa a circular pedindo a adesão dos moradores e comerciantes que se mostram favorável ao novo estádio. O manifesto corre, sobretudo, na internet, com vários blogs divulgando a iniciativa. O blog Ideias Oeste (http://ideiasoeste.blogspot.com) destaca que “o abaixo-assinado oficial dos moradores da região que são a favor da Arena Palestra pode ser assinado no seguinte endereço: Rua Turiaçu, 1841 (em frente ao Portão do Palmeiras)”
O ambicioso projeto palmeirense está travado à espera de licença (impacto de vizinhança) por parte da Prefeitura. A demora na liberação da obra irrita os torcedores que lançaram um panfleto criticando o prefeito Gilberto Kassab. “São mais de dois anos refazendo o projeto para atender todas as leis e solicitações. E eles (Corinthians) conseguiram tudo (Arena em Itaquera) em dois dias. Kenssab como isso aconteceu”, ironiza a torcida do Verdão.