Se tudo caminhar como a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (SMDU) planeja, profundas mudanças no cenário urbano farão surgir, de fato, uma nova Lapa e uma nova Vila Pompeia. As bases dessa transformação já podem ser consultadas e avaliadas pela sociedade no site da SMDU, que publica na íntegra o Termo de Referência da Operação Urbana Lapa Brás. O documento dá as diretrizes básicas do processo de reurbanização da orla ferroviária balizando a concorrência pública que escolherá o escritório de arquitetura ou consórcio que desenvolverá os projetos urbanísticos da Operação Urbana.
Durante o seminário promovido pela Associação Comercial de São Paulo num hotel dos Jardins, terça-feira, 9, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Miguel Bucalen reiteraram que a proposta da Operação Urbana Lapa – Brás e da Operação Urbana Mooca – Vila Carioca, têm dimensões que extrapolam a atual gestão. “São projetos de dimensão muito grande que vão necessitar de investimentos expressivos. A parte mais significativa (dos recursos) virá da iniciativa privada num processo de vários anos”.
Transformações regionais
O eixo central da Operação Urbana Lapa-Brás é o aterramento da linha férrea ao longo de 12 Km, incluindo os trilhos da Lapa e Vila Pompeia. Isso abre espaço para a construção de uma grande avenida (projetada em sistema parque) pondo fim à divisão física entre Lapa e Lapa de Baixo (eliminação das passagens de nível e do viaduto). O Largo da Lapa passará por revitalização (preservando o casario) e haverá o prolongamento da rua Marina Ciufuli Zanfelice até o cruzamento com a rua Engenheiro Aubertin. Novas vias ligarão a Estação Domingos de Moraes ao bairro do Anastácio e uma nova função será dada à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães com sua possível interligação a partir de ponte sobre o Tietê. O pátio ferroviário da Lapa será preparado para receber um Terminal Rodoviário (intermunicipal) em substituição ao Terminal Barra Funda, o que estimulará uma nova ordenação do comércio na região do centro comercial lapeano. Para a Vila Pompeia estão previstas a renaturalização (destamponamento) dos Córregos Água Preta e Água Branca e a integração da a área delimitada pelas avenidas Presidente Castello Branco, José Nello Lorenzon, Marquês de São Vicente, Nicolas Boer (com grande incidência de propriedades municipais) à região através de áreas verdes, equipamentos públicos e vias de acesso.