Secretário participa|dos 75 anos de EMEI

0
1403

Foto:

Alexandre Schneider recebe jornal da escola

O secretário de Educação Alexandre Schneider e o diretor de Ensino de Pirituba (Lapa e Perus) Waldecir Navarrete Pelissoni participaram da comemoração dos 75 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Neyde Guzzi de Chiacchio, sábado, 6, na Lapa de Baixo.
Criado com o nome de Parque Infantil da Lapa para atender os filhos de trabalhadores, o projeto idealizado por Mário de Andrade foi inaugurado em 25 de janeiro de 1935. Em 14 de novembro de 1969 passou a se chamar Parque Infantil Neyde Guzzi de Chiacchio (que foi diretora da unidade,) e somente em 5 de novembro de 1984 recebeu sua atual denominação: Emei Neyde Guzzi de Chiaccio. “Esta é uma das primeiras células do início da educação formal no município de São Paulo”, diz Pelissoni.
O evento lembrou a história de ex-alunos com depoimentos em um vídeo sobre a escola. Décio Ferreira, falecido em 2009, foi lembrado pela sua contribuição a instituição e a comunidade, tanto como morador quanto liderança a frente da Sociedade Amigos da Lapa de Baixo. Seu irmão, Eurico, ex-aluno da Neyde Guzzi, estava entre os homenageados. “Está escola faz parte da história da educação na cidade. Nós temos obrigação de preservá-la. É importante ter as crianças chegando na pré-escola com um tipo de projeto pedagógico tão bom como esse”, disse o secretário, destacando a atuação da diretora Mayra Villela Galati Ozzetti a frente da equipe de educadores que atende cerca de 330 crianças em turnos de seis horas. “Este ano as ações foram voltadas para o resgate histórico dos 75 anos de funcionamento da escola com a participação da equipe escolar e membros da comunidade”, revela a diretora.
Durante a tarde, a escola abriu as portas para a inauguração do muro feito por alunos, funcionários e pelos própria comunidade com cerca de 700 azulejos decorados, retirados da piscina submersa na areia da Emei. Exposições e apresentações culturais com bandas e teatro baseado na figura do seu fundador, Mário de Andrade fizeram parte da programação.
A filha de Neyde Guzzi de Chiacchio, Leda Maria participou da comemoração e se emocionou com o evento. Moradora na região da Pompeia, ela conta que tem um carinho especial pelo bairro e, principalmente, pela escola que leva o nome de sua mãe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA