Ao contrário dos anos anteriores, o 12º Natal Comunitário foi realizado em um domingo de sol na Praça José Roberto Leite Penteado, na City Lapa. Escoteiros, moradores da região e representantes de entidades participaram do encontro que contou com o apoio da Polícia Militar.
A abertura teve a apresentação do Coral do Colégio Santo Ivo regido pelo maestro Cezar Elbert e da Orquestra Sanfônica de São Paulo da maestrina Renata Sbrighi, seguida da missa celebrada pelo bispo da Região Episcopal Lapa, Dom João Mamede Filho, que se despede da região. “Se o ser humano não for tão feliz quanto pode, Deus também não é totalmente feliz”, lembrou Dom Mamede durante a celebração.
O bispo episcopal anunciou sua transferência da Cúria da Lapa para Umuarama, Paraná, a partir do ano que vem e reafirmou a esperança que o Natal Comunitário da Lapa tenha continuidade com as novas gerações. “Espero que os jovens continuem esse Natal (Comunitário) em praças desse bairro tão simpático”, declarou Dom Mamede.
No encerramento, o presidente do Consabs e organizador do evento, José Benedito Boneli Morelli, o Boneli, falou sobre sua doença e fé. “O Natal Comunitário não acontece por acaso. Este é o 12º Natal Comunitário e neste período tivemos algumas sinalizações”, disse ele.
Entre os sinais destacados por ele estavam fatos ocorridos nos primeiros eventos natalino, na Praça John Lennon. “A gente chegou a ver um parto feito pela PM, depois a mãe pediu até para por o nome do policial no seu filho. Outro sinal foi na montagem da capela do 4º Natal Comunitário que após a missa apareceu um favo de abelha ao lado da cruz da capela de onde jorrava mel”, disse Boneli. “Eu assisti uma infinidade de coisas diferentes nesses 12 natais. Hoje não parece, mas tivemos outro sinal. Todos Natais Comunitários foram em baixo de chuva e hoje está esse dia maravilhoso que Deus mandou pra nós”.
Ele se emocionou ao falar de sua doença e dos diagnósticos médicos. “Eu estou aqui porque sou um homem de fé”, declarou Boneli. “Estou em pé para deixar uma mensagem no coração das pessoas porque é Ele (Deus) que nos dá a vida e é Ele que tira”.
Na confraternização foi arrecadado mais de 5 mil litros de leite e cerca de 200 cestas de alimentos para entidades assistenciais da região. “Esse Natal foi bom, o pessoal estava mais dentro do espírito do que é o evento”, conclui Boneli.
A Natal Comunitário teve a participação de entidades e membros da comissão do Ação Lapa.