A agenda das lutas comunitárias por bairros sustentáveis marca para o dia 27 de janeiro mais uma Audiência Pública sobre a Operação Urbana Água Branca, instrumento de planejamento urbano que está sendo objeto de debate por parte da sociedade no tocante ao e Estudo e Relatório de Impactos Ambientais (EIA-Rima).
Com o objetivo de ir a tal encontro com propostas criteriosamente discutidas e elaboradas, entidades da sociedade civil organizada adotam, desde o segundo semestre do ano passado, uma estratégia diferenciada: reuniões preparatórias onde é possível analisar pontualmente os principais pontos do EIA-Rima.
A primeira iniciativa desse tipo foi uma rodada do Seminário Comunidade e Cidadania, realizado em outubro de 2008 pelo Jornal da Gente em parceria com o Mover ( Movimento de Oposição à Verticalização Caótica e pela Preservação do Patrimônio da Lapa). No mês seguinte, Mover e Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg) voltaram a discutir a questão.
No próximo dia 19, quarta-feira, novo encontro comunitário está previsto desta vez na Igreja São Pedro Apóstolo (Rua Corcovado n° 179- Lapa de Baixo). Os debates que antecedem a Audiência Pública do dia 27 começam às 19h.