Homem refluxo abre debate sobre Consumo

0
897

Foto:

Peri Pane, o homem refluxo, com estudantes durante palestras de conscientização

A Biblioteca Clarice Lispector encerra neste sábado (19) a programação da série de intervenções urbanas do “Clima e Consumo em São Paulo”, que aborda problemas de grande impacto nas mudanças climáticas da Cidade como a geração excessiva de resíduos sólidos, o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável que resulta no aumento das enchentes e da falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.
Além da Clarice Lispector (Rua Jaricunas, 458), outras duas bibliotecas da região da Lapa recebem a Exposição Itinerante do Homem Refluxo, da programação de março do “Clima e Consumo em São Paulo”: a Cecília Meireles nos dias 21, 22 e 23 – Rua Araçatuba, 522) e Mário Schenberg (Rua Catão, 611).
O projeto “Homem Refluxo” foi idealizado pelo artista multimídia Peri Pane, que durante uma semana guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo. A performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.
A proposta é de sensibilizar a população para o impacto social e ambiental do consumo cotidiano de cada um e como esses hábitos alteram o clima da cidade que recebe mais de 12 mil toneladas de lixo por dia (cerca de um quilo de lixo por habitante). “Desse volume, pelo menos metade poderia deixar de ir para os aterros se combatêssemos o desperdício e reciclássemos mais. Com pequenas mudanças nos hábitos de consumo diário poderíamos economizar muito além de combater as mudanças de clima”, explica Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.
O final do percurso da exposição será na Biblioteca Mário Schenberg, dias 24, dia 25 com um bate-papo com Peri Pane, o Homem Refluxo a partir das 15h, e dia 26 de março enceramento da mostra.
O Clima e Consumo em São Paulo é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e do Vitae Civilis com apoio do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. A programação também vai passar por outros bairros da região como Vila Leopoldina, Jaguaré, Perdizes, Vila Jaguara e Barra Funda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA