Meio ambiente e cidadania

0
827

No próximo dia 30, a população da Subprefeitura da Lapa é chamada mais uma vez a participar de eleição que renova um dos vários Conselhos Municipais. Desta vez, a renovação em questão é no âmbito do Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Subprefeitura da Lapa (Cades Lapa), formado por oito membros eleitos pelo voto direto do cidadão e mais oito representantes indicados pela Prefeitura.
Função básica do Cades Lapa é avaliar e debater questões urbanas inerentes ao meio ambiente regional, desde as mais simples como, por exemplo, a adequação do sistema de poda de árvores, de modo que o mesmo atenda às demandas da população, até as mais complexas como avaliação dos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais, os famosos EIA-Rimas, peças fundamentais quando se discute a validade e o futuro das Operações Urbanas.
Percebe-se, portanto, que a função do órgão, apesar de ser consultiva, tem um peso significativo, dada a importância dos temas que seus membros são chamados a debater.
Neste espaço, por diversas vezes, comentamos que, na maioria dos casos, os Conselhos Municipais (Segurança, Habitação, Saúde, Cades etc) tendem a ser órgãos frágeis, deslocados totalmente da realidade urbana.
Mas o atual processo eleitoral do Cades Lapa parece indicar que existem importantes mudanças em curso, começando pela movimentação dos candidatos (18 no total) junto às comunidades locais. Isso já se evidenciara na II Conferência Regional de Meio Ambiente, realizada meses atrás, pela Sub Lapa. Na primeira edição do evento, em 2009, bairros como Vila Jaguará e Vila Piauí, por exemplo, estavam ausentes das discussões. Nos debates deste ano, no entanto, representantes dessas duas regiões marcaram presença e posições, de modo a colocar, definitivamente, na agenda ambiental da Sub Lapa temas como revitalização dos córregos Cintra e Ribeirão Vermelho.
Se quiserem formar um Cades Lapa concretamente antenado com as diferentes realidades socioambientais da região, os candidatos à eleição de 30 de julho precisam levar em conta uma agenda de trabalho que se abra para os seis distritos que compõem a Subprefeitura da Lapa: Perdizes, Lapa, Leopoldina, Jaguaré, Jaguara e Barra Funda. Isso significa interagir com as diferentes comunidades, não mais em reuniões mensais fechadas em si mesmas, mas em encontros abertos à população no formato de plenárias. Se bem conduzidos, tais encontros fortaleceriam o imprescindível diálogo entre a população e seus representantes num conselho que, mesmo sendo consultivo, deve elaborar propostas que, com o aval da comunidade, possam ser discutidos nos gabinetes das secretarias municipais e nas comissões temáticas da Câmara Municipal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA