Hospital desativado gera reclamações sobre ratos

0
1046

Foto:

Hospital desativado gera reclamações sobre ratos

Moradores da Rua Duarte da Costa, vizinhos ao prédio do Hospital Itatiaia desativado há mais de dois anos, reclamam que ratos têm invadindo suas casas. Para eles o caso virou um problema de saúde pública causado pelo acúmulo de lixo no prédio, adquirido pelo Grupo Amil.
Para os vizinhos do Itatiaia, o abandono das instalações do antigo hospital criou um ambiente propício a proliferação dos roedores que sem encontrar alimento no prédio desativado, invadem as casas da vizinhança.Angela Maria da Silva Lima conta que pegou uma bactéria que afetou a vista e o estômago. “Perdi sete quilos em três meses”.
Segundo ela, o diagnóstico foi toxoplasmose. “A gente faz limpeza, desinfeta, mas não adianta. São muitos ratos”.  Sem conseguir por um fim ao problema, os moradores protestam contra a invasão dos animais e lutam para que a Amil dê uma solução definitiva ao caso com a demolição do prédio. Solução também defendida pela Associação de Moradores do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba), em ação Civil Pública na promotoria de Meio Ambiente. Após a movimentação dos moradores o imóvel foi colocado à venda. A Secretaria Municipal da Saúde informa que agentes da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) fizeram a desratização nos bueiros das proximidades do prédio, na quarta-feira (27).
“Em relação ao questionamento sobre o antigo Hospital Itatiaia, a Amil informa que as instalações são de propriedade da empresa Hospital Itatiaia Ltda., que pertencia à Medial Saúde, adquirida em novembro de 2009 pela Amil.  A empresa afirma que o imóvel não está abandonado e conta com uma gestão patrimonial e monitoramento de segurança 24 horas, com o objetivo, inclusive, de evitar incômodos à vizinhança. Sobre a possibilidade de demolição e a ação no MP, a  Amil não se manifestou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA