GT Jaguaré adere movimento Cidades em Transição

0
989

Foto:

Representantes da comunidade na reunião do grupo

Depois do sucesso do mutirão de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos “Por um Jaguaré mais limpo”, no dia 26, o Grupo de Trabalho do Distrito do Jaguaré se reuniu na segunda-feira (12) para iniciar o planejamento das ações para 2012, na sede da Sociedade Benfeitora Jaguaré. O encontro teve a participação de técnicas do Instituto Transition Brasil, Mônica Picavea e da arquiteta Isabela Menezes, que lideram o movimento Transition Towns (Cidades em transição) no país. Elas fizeram palestras e dinâmicas sobre a filosofia do movimento. O resultado foi subgrupos de trabalho, a descoberta de novos desafios e a identificação de projetos e entidades existentes na região em um mapa do distrito que será colocado na internet, para que outras pessoas possam acessar ou registrar ações que já acontecem na região.

Isabela explica que o movimento Cidades em Transição (Transition Towns) foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas. 

O encontro marcou o início de um processo de transição  com  o engajamento de lideranças comunitárias, empresas e instituições, para pensarem e implementarem as ações de curto, médio e longo prazo para enfrentar as mudanças. Segundo Isabela, nas grandes cidades, a alternativa é fazer a transição pelos bairros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA