“Ainda em janeiro vamos assinar o acordo com a Prefeitura”. Foram essas as palavras do secretário estadual da Saúde, Giovanni Cerri, ao ser questionado pelo Jornal do Gente sobre o futuro do Hospital Sorocabana, que desde outubro do ano passado faz parte do patrimônio público.
Cerri falou sobre o assunto após solenidade de ampliação dos serviços do Instituto do Câncer (Pinheiros). Segundo ele, o perfil do novo Sorocabana será definido pela Secretaria Municipal de Saúde, que assumirá a gestão do equipamento. Em Audiência Pública na Câmara Municipal, a Prefeitura garantiu que o Sorocabana reabrirá sob o perfil de hospital geral (pronto-socorro, internações, maternidade).
Fechado desde setembro de 2009, o Hospital Sorocabana funcionava num terreno cedido pelo governo estadual à Associação Beneficente Hospitais Sorocabana.
Com o colapso total do equipamento, a gestão Geraldo Alckmin conseguiu garantir na Justiça a reintegração do terreno e do imóvel.
Na Câmara Muncipal, o vereador Carlos Neder (PT) luta pela instalação de CPI que apure as razões do fechamento do Sorocabana.