Das seis pistas do Viaduto Pompéia, três foram abertas para veículos leves na segunda-feira, 30. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), a medida foi tomada após várias vistorias e avaliação de técnicos na estrutura atingida por um incêndio, em 9 de janeiro.
A Siurb, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), liberou parcialmente o viaduto mas somente para a circulação de automóveis e motocicletas. Veículos pesados (como ônibus e caminhões) estão proibidos de trafegar pelo local.
As faixas liberadas são utilizadas das 6h às 17h no sentido centro (Marginal Tietê – Pompéia) e das 17h às 22h no sentido bairro (Pompéia – Marginal Tietê). Entre 22h e 6h, o Viaduto Pompéia permanece totalmente interditado para a passagem dos veículos. Também estão sendo feitos testes com canalização de veículos nos dois sentidos ( nas faixas liberadas) fora do horário de pico, para avaliar se a estrutura suporta a carga de trânsito.
A liberação das pistas tem como objetivo melhorar as condições de circulação e fluidez na região, além de proporcionar o acesso dos veículos que saem dos bairros em direção ao centro e vice-versa.
A pista no sentido centro-bairro que foi mais atingida pelo incêndio permanece interditada. De acordo com a Siurb, ainda não há previsão de liberação total do Viaduto Pompéia. Os técnicos retiraram material da parte danificada pelo incêndio para análise. Ainda serão feitas novas vistorias, testes complementares e obras de recuperação na estrutura.