Peça traz 500 litros de água no palco

0
901

Foto:

Peça traz 500 litros de água no palco

O chão coberto por um grande espelho d’água é o mundo vivido por seis personagens da peça “Manter em Local Seco e Arejado”, em cartaz no Teatro Cacilda Becker. Caminhando entre três ambientes decorados por baldes e garrafas cheias de água, o sentimento dos personagens é de apatia. Neste estranho universo de ficção se passa a trama do espetáculo do [pH2]: estado de teatro em cena.
A peça dirigida por Rodrigo Batista tem criação e realização dos artistas e morador região da Lapa, Bruno Caetano, além do elenco com Bruno Moreno, Daniel Mazzarolo, Julia Moretti, Maria Emília Faganello, Paola Lopes.
A apresentação de Manter e Local Seco e Arejado poderia remeter ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22, mas Bruno Caetano explica que a discussão é mais ampla: passa pela apatia da sociedade em meio as catástrofes atuais.

Cenário

A peça é inspirada no texto Narciso ou a Estratégia do Vazio, do filósofo francês Gilles Lipovetsky. No total, 500 litros de água são utilizados em cena para contar a história dos personagens que vivem em uma espécie de casa de banho, uma lavanderia pública e a cozinha de uma casa qualquer.
Caetano revela que a ideia é passar a sensação de um lugar se dissolvendo. “No espetáculo, a água é algo que comprime as pessoas e está afastada de uma leitura ecológica e de sustentabilidade. A água torna-se um risco para a integridade dos corpos. A consequente vulnerabilidade que a água traz revela catástrofes não só naturais, mas também da ordem das relações, ou seja, dos modos de operar no mundo. Os temas tratados são relacionados, em alguma medida, com a ideia de um novo narcisismo sugerido por Lipovetsky e a sua estratégia do vazio”.
Segundo o diretor, Rodrigo Batista, a montagem foi feita a partir de um recorte baseado no que o filósofo chama de falta de sensação trágica de fim de mundo.
As apresentações acontecem até 8 de abril, às sextas-feiras e sábados às 21h e domingos às 20h. Ingressos R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada). O Teatro Cacilda Becker fica na Rua Tito, 295, telefone 3864-4513. (MIC)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA