Praça na City homenageia educador lapeano

0
891

Foto:

Filhos de José Getúlio e o aluno Rodolfo Paes

A manhã ensolarada da quarta-feira, 31 de outubro, emoldurou um cenário onde educação, meio ambiente e participação comunitária repaginavam um antigo espaço público (Praça Nossa Senhora do Ó, no final da Rua Passo da Pátria), que agora passa a ser conhecido como Praça José Getúlio de Lima, emérito educador lapeano. A área verde foi reinaugurada num singelo evento que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, José Police Neto; do subprefeito da Lapa, coronel Ailton Brandão; do comandante do 21º Depósito de Suprimento do Exército, coronel José Maurício de Sá; de familiares do patrono da praça; de alunos do Colégio Santo Ivo e de representantes de entidades comunitárias.
A iniciativa de troca de nome da praça partiu, anos atrás, do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa, (Consabs) presidido por José Benedito Boneli. O motivo era a confusão que o nome do logradouro trazia por ocasião da realização de eventos comunitários no Santo Ivo. “Boneli procurou o vereador Goulart que deu início ao processo de mudança do nome. Depois, a tramitação contou com o apoio dos vereadores Claudinho e Police Neto, até que o prefeito Gilberto Kassab sancionou a lei”, explica o educador e historiador José Carlos de Barros Lima, filho de José Getúlio. Ao lado do irmão, José Getúlio de Lima Filho, e da irmã, Cláudia Maria Coelho, ele  descerrou a placa de reinauguração.
A praça ganhou uma nova muda de árvore e foi abençoada por monsenhor Tarcísio Loro.  Alunos do colégio Santo Ivo homenagearam José Getúlio com a leitura de sua biografia e de um poema do aluno Rodolfo Paes, que lembrava o homenageado como um “semeador de ideias”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA