ACONTECE

0
871

HORTA COMUNITÁRIA
Moradores da região da Vila Pompeia se reúnem  neste domingo para a 2ª. Horta Comunitária, na esquina da Rua Franscisco Bayardo com a Rua Saramenha (próximo a Avenida Pompéia). O encontro começa às 10h30 com Café da manhã solidário (cada um leva a sua contribuição),  planejamento das ações, celebração das ações e está previsto para terminar às 15h30. Para a intervenção, os organizadores pedem que cada um leve a sua contribuição (como mudas, sementes, terra, ferramentas). O encontro, além de apresentar conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças, também tem o objetivo de resgatar a importância e o sentido da vivência comunitária no meio urbano. A intenção é que seja uma iniciativa facilitadora de futuras mobilizações em outras áreas. Um uso funcional de espaços ociosos por moradores do entorno é uma estratégia para dificultar o processo de verticalização crescente do bairro, pois além de dar utilidade ao espaço, fortalece o processo de articulação da comunidade.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Saber como administrar o salário do mês, pagar todas as contas em dia e ainda ter uma reserva para as urgências é um dos objetivos da nova oficina de Orientação para o Trabalho do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho da SEMTE – Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo. O tema “Educação Financeira” será realizado nesta quarta-feira, dia 17/01, às 9h00, ministrado nas unidades Itaquera, Itaim Paulista, Penha, São Mateus I, São Miguel Paulista, Santana, Luz, Jabaquara, Interlagos, Lapa I e Tendas do Trabalhador.Com dicas práticas, os profissionais do CAT auxiliam os participantes a terem noção de planejamento financeiro e de como obter um orçamento equilibrado. Durante a oficina, há abordagens sobre consumir com prazer, porém, sem vícios e diversas dicas para manter a vida financeira em ordem. Os interessados em participar devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.  Outras informações estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho e na Central de Atendimento ao Munícipe pelo telefone 156.

PALESTRA
O CIESP Distrital Oeste em parceria com o Sebrae-SP promove a palestra gratuita “Lançamento de Novos Produtos”, no próximo dia 23 (quarta-feira), às 19h. O evento é voltado para empreendedores e empresários de pequenas empresas (ME e EPP). O objetivo é orientar como planejar o lançamento de um novo produto no mercado, estabelecendo diferenciais competitivos  para alcançar resultados. O CIESP Oeste fica na Rua Pio X, 500. Outras informações pelo telefone do Sebrae 0800 570 0800 ou na Distrital Oeste do CIESP pelo telefone 2894-9606.

OPERAÇÃO PAESE
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que, atendendo solicitação da CPTM, acionará o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (PAESE) das 4h deste domingo, 20 de janeiro, à 1h30 de segunda-feira, dia 21, entre as estações Domingos de Moraes e Perus, passando por Pirituba. A operação contará com 44 ônibus no trajeto.

Técnicos da SPTrans estarão acompanhando e orientando a operação.

VACINAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou esta semana uma campanha para imunizar as pessoas contra a hepatite B. O público-alvo são crianças a partir de um ano, adolescentes e jovens até 29 anos de idade. A secretaria quer aproveitar o período de férias escolares e conseguir imunizar, principalmente, quem tem entre 15 e 29 anos. Apesar de a vacina ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde (Unidade Básicas de Saúde0, apenas 67% da população nesta faixa etária tomou a vacina contra hepatite B, segundo dados da secretaria. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. A campanha é muito importante e serve também para que as pessoas aproveitem para colocar a carteira em dia. Para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da população com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homossexuais, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde, entre outros.

CATA BAGULHO
A próxima Operação Cata Bagulho da Subprefeitura da Lapa acontece neste sábado, 19, na Barra Funda, Água Branca, Vila Chalot, Vila dos Ferroviários, Parque Industrial Tomás Edson. A coleta começa às 10h e vai até as 17h e os objetos devem ser descartados das 7h às 10h em diferentes pontos, no perímetro da Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Avenida Presidente Castelo Branco (Marginal Tietê), Avenida Abraão Ribeiro, Avenida Pacaembu, Rua Paraguaçu, Rua Traipu, Rua Turiaçu, Rua Carlos Vicari, Avenida Santa Marina. O objetivo da operação é recolher objetos em desuso, como colchões, móveis, eletrodomésticos entre outros evitando que os mesmos sejam colocados nas ruas, terrenos baldios, rios e córregos, ocasionando enchentes e problemas ambientais.

LAZER GRÁTIS
O Clube Escola Lapa, o Pelezão, está entre as opções gratuitas para o lazer de férias da garotada. A programação piscina está aberta, mas com os dias de chuva o balneário continua sem freqüentadores. Além da trilha de caminhada, visita ao Jardim Japonês que fica no final da rua, após as quadras, as aulas de ginástica e oficinas de artes marciais está na programação do Clube Escola Lapa, o Pelezão. Outras informações sobre as atividades podem ser obtida pelo telefone 3834-0032.

RECREIO NAS FÉRIAS
As atividades da 25ª edição do programa Recreio nas Férias começaram na última segunda-feira, 14, e vão  até dia 24, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Na região, o pólo de atividades do programa da Secretaria Municipal de Educação é o Centro Educacional Unificado do Jaguaré (CEU Jaguaré). O Recreio nas Férias oferece gratuitamente uma série de atividades lúdicas, culturais, passeios e práticas esportivas para que crianças e jovens, entre 4 e 14 anos, estudantes ou não da Rede Municipal de Ensino, possam se divertir, conhecer e aproveitar os espaços públicos paulistanos durante o recesso escolar. Além de participar da intensa programação, as crianças também recebem três refeições ao dia. Para participar, a garotada deve ir até o pólo mais próximo de sua casa, acompanhada de um responsável e preencher a ficha de inscrição, levando documento com foto do adulto e da criança. A 25ª edição do Recreio nas Férias terá 61 pólos – entre CEUs, escolas municipais, equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes e sedes de entidades sociais –, mais de 120 atrações artísticas e de 676 passeios a museus, teatros, parques, planetários, ao Espaço Cultural Catavento e unidades do SESC. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. O CEU Jaguaré fica na Avenida Kenkiti Shimomoto, 80, no Jaguaré.

CURSO GRÁTIS
A Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, em parceria com a rede Didio Pizza, dará continuidade ao curso de Manipulador de Alimentos em Pizzarias, antes chamado Qualificação no Setor de Pizzarias. Para a formação da primeira turma, a unidade Luz do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho está com inscrições abertas até o dia 17 deste mês. As inscrições terminam dia 17. São 50 vagas para maiores de 18 anos, com, pelo menos, o ensino fundamental incompleto, residentes na cidade de São Paulo. Para participar, a pessoa deve comparecer ao CAT Luz, na Avenida Prestes Maia, 913, entre 7h e 18h. Documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.  As quatro aulas teóricas acontecerão no endereço acima, entre os dias 21 e 24 de janeiro, das 8h às 11h. A parte prática é realizada no quinto dia do curso na sede da Dídio Pizza, na Lapa ((Rua Tito, 1274). Aqueles que se destacarem nessa primeira etapa e tiverem aproveitamento de 100% participarão das aulas práticas.

INSCRIÇÕES
O programa Escola da Família, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em oferecer atividades para a comunidade. Para participar é necessário ir a uma das escolas participantes, preencher a ficha de cadastro (nome, RG e CPF) e apresentar o projeto que pretende desenvolver aos finais de semana. A inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano e a relação de escolas pode ser consultada no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O voluntário poderá oferecer atividades como cursos e oficinas de artesanato, ensino de línguas, música e esporte, entre outras. As ações serão realizadas de acordo com as habilidades e competências do voluntário e devem sempre atender às necessidades e solicitações da comunidade. Para tanto, as atividades planejadas serão supervisionadas por educadores profissionais do programa em cada escola. Os espaços escolares, abertos aos finais de semana, permitem a participação cidadã dos voluntários no desenvolvimento de atividades sociais e intensificam a participação popular na construção e condução do programa, aliando forças entre a sociedade civil e o poder público. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA