O projeto Traffic Calming (Moderação de tráfego) proposto pela Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba), feito em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e com ciência da Subprefeitura Lapa, entrou na pauta da reunião do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) de terça-feira, 19, mas não foi votado. No dia da votação o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), à pedido de moradores que alegam desconhecer o teor do projeto, fez contato com a presidente do Conpresp, solicitando uma consulta popular sobre a mudança antes da decisão dos conselheiros. A presidente do conselho, Nádia Somekh, quer aprofundar os estudos sobre o projeto em área tombada e tem a intenção de realizar a audiência pública para ouvir os moradores da região, antes da votação do documento pelos conselheiros. A presidente da Assampalba, Maria Laura Zei, lembra que o projeto é público, tem sete anos, e conta com aprovação de mais de 70% dos moradores do entorno da área (Ruas Aliados, Duarte da Costa e Barão do Amazonas que circundam a Praça John Lennon e José Maria de Felipe). “O projeto só está no Conpresp porque está aprovado pela CET com anuência da Subprefeitura”, disse Maria Laura. O Traffic Calming, nas Ruas Aliados, Barão do Amazonas e Duarte da Costa, inclui ampliação da área ajardinada da Praça John Lennon, fechando os retornos centrais (da area tombada), com objetivo de diminuir o tráfego de veículos na zona residencial. O diretor do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima é contra unir as praças (com obras) porque muda o traçado original do projeto da Cia. City, tombado a pedido da própria Assampalba, mas é a favor de uma medida para diminuição da velocidade de veículos na Duarte da Costa, onde fica sua escola. “Estamos pedindo uma medida à CET para diminuir a velocidade na Duarte da Costa há pelo menos 15 anos”.
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