Comunidade e o ambiente

0
769

O tema meio ambiente parece que entrou de vez na pauta de debate comunitário. Um mutirão de conservação, ainda que tímido, deu início à campanha “Eu Também Cuido” promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação no Clube Escola Pelezão e nos demais clubes municipais da cidade, no sábado (8). A finalidade do encontro era de criar a sensação de pertencimento nos usuários e comunidade. Afinal, não basta cobrar o poder público, a comunidade também tem que fazer sua parte e zelar por aquilo que é seu. Quem quer um clube público bem cuidado, também precisa fazer a sua parte. Jogar o lixo no lixo ajudaria, e muito, na manutenção da limpeza do equipamento municipal.

Outro debate importante foi mediado pela fundadora do Movimento Boa Praça, Cecília Lotufo, sábado, na Casa da Cidade. Trata-se do Projeto de Lei de Gestão Participativa de Praças apresentado pelo vereador Nabil Bonduki, relator da matéria. O Projeto surgiu de um bate-papo de Cecília e um grupo de amigos com o vereador, que quis abrir a discussão para outras lideranças participarem. O encontro ficou lotado de interessados em colaborar para o projeto e fazer com que as cerca de seis mil praças da Cidade sejam bem cuidadas e vivas do ponto de vista da ocupação social.

Já o Parque Orlando Villas Bôas da Vila Leopoldina atraiu os visitantes para a programação da Semana de Meio Ambiente com atividades e educação ambiental e distribuição de mudas entre as atividades. A Virada Sustentável levou o público para o Memorial da América Latina e também aos parques da Água Branca e Villa-Lobos.

Mais de 250 moradores dos condomínios Nova Leopoldina, Ecolife e 4 Estações, se reuniram segunda-feira para discutir questões como a mudança do Centro de Reciclagem, realocação dos moradores de rua, combate à prostituição e ao tráfico de drogas, reforço da iluminação e ainda a possibilidade de criação de um parque em um terreno próximo. A reunião teve a presença do subprefeito da Lapa e do comandante interino da 2ª Cia da PM. O Consabs, Conseg Leopoldina e ACSP – Lapa com apoio do 4º Batalhão da PM abriu o debate sobre Trânsito e Mobilidade com Segurança que reuniu, principalmente, moradores do entorno da Praça John Lennon preocupadas com o impacto que o projeto Traffic Calming (iniciativa da Assampalba desenvolvido pela CET) pode causar na qualidade de vida da área residencial tombada. É com esse foco que o próximo encontro À Mesa com Empresários (transferido para 1º de julho) traz o ex-prefeito Kassab para falar sobre Gestão de Cidades. A tarefa não é fácil, mas o debate é necessário para que se caminhe na direção de bairros mais sustentáveis e da cidade que todos querem. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA